Bicicleta elétrica de carga é fruto de parceria entre Toyota e Douze Cycles. Foto: Divulgação.
A Toyota deu mais um passo em direção à transição energética da mobilidade ao lançar sua primeira bicicleta elétrica de carga. A parceria com a fabricante francesa de e-bikes Douze Cycles promete impulsionar a micromobilidade na terra do croissant.
A máquina será fabricada pela empresa de bicicletas elétricas com sede em Dijon, mas estará à venda a partir de setembro de 2023 nas 300 concessionárias francesas da empresa japonesa.
Batizada de Douze Cycles x La mobilité Toyota, a e-bike apresenta um quadro de alumínio, com uma grande plataforma de carga de 850 mm à frente do piloto que pode ser equipada com uma caixa de armazenamento de polipropileno de 300 litros. A bicicleta foi projetada para oferecer o centro de gravidade mais baixo possível.
Assim, a bicicleta tem capacidade para transportar cargas de até 100 kg, podendo ser utilizada especialmente por empresas de entregas no chamado “last mile”, ou última milha. O quadro da bicicleta pode ser separado em duas partes para facilitar o armazenamento.
Motor de outra parceria
Apesar de a e-bike levar o nome da Toyota, o motor elétrico é, na verdade, uma unidade Yamaha, que oferece 250 Watts e é alimentada por uma bateria removível de 500 Wh. Ele oferecerá assistência elétrica por cerca de 100 quilômetros com uma carga e pode ser totalmente carregado em aproximadamente quatro horas.
A bicicleta conta ainda com um sistema de engrenagens Shimano de 10 velocidades, freios a disco hidráulicos de quatro pistões Tektro M750, pneus Schwalbe Pick-up específicos para bicicletas elétricas de carga e luzes LED Busch e Müller. As rodas dianteiras são de 20 polegadas, com unidades de 26 polegadas na traseira.
A Douze Cycles se concentra principalmente em minimizar a pegada de carbono de seus produtos, e a nova bicicleta foi construída com peças de polímero feitas de materiais reciclados, de acordo com a empresa.
Estrutura modular
A bicicleta elétrica de carga é construída em 17 peças intercambiáveis, o que significa que pequenos elementos podem ser reparados ou substituídos facilmente, enquanto a estrutura também pode acomodar diferentes motores. A bicicleta também deve ser fácil de desmontar e reciclar.
As vendas da nova bicicleta devem ter início em setembro de 2023, exclusivamente na França. Ainda não há qualquer informação de que o projeto possa ser expandido a outros países.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.