Canal VE

18 de maio de 2024

Bicicleta elétrica da Toyota pode transportar até 100 kg de carga

Bicicleta elétrica vermelha tem compatimento de carga preto entre banco do ciclista e roda da frente

Bicicleta elétrica de carga é fruto de parceria entre Toyota e Douze Cycles. Foto: Divulgação.

A Toyota deu mais um passo em direção à transição energética da mobilidade ao lançar sua primeira bicicleta elétrica de carga. A parceria com a fabricante francesa de e-bikes Douze Cycles promete impulsionar a micromobilidade na terra do croissant. 

A máquina será fabricada pela empresa de bicicletas elétricas com sede em Dijon, mas estará à venda a partir de setembro de 2023 nas 300 concessionárias francesas da empresa japonesa.

Batizada de Douze Cycles x La mobilité Toyota, a e-bike apresenta um quadro de alumínio, com uma grande plataforma de carga de 850 mm à frente do piloto que pode ser equipada com uma caixa de armazenamento de polipropileno de 300 litros. A bicicleta foi projetada para oferecer o centro de gravidade mais baixo possível.

Homem trabalha na construção de bicicleta elétrica de carga
Fábrica da Douze Cycles já tinha projetos de bicicletas elétricas de carga. Foto: Divulgação.

Assim, a bicicleta tem capacidade para transportar cargas de até 100 kg, podendo ser utilizada especialmente por empresas de entregas no chamado “last mile”, ou última milha. O quadro da bicicleta pode ser separado em duas partes para facilitar o armazenamento.

 

Motor de outra parceria

Apesar de a e-bike levar o nome da Toyota, o motor elétrico é, na verdade, uma unidade Yamaha, que oferece 250 Watts e é alimentada por uma bateria removível de 500 Wh. Ele oferecerá assistência elétrica por cerca de 100 quilômetros com uma carga e pode ser totalmente carregado em aproximadamente quatro horas.

Detalhe mostra o motor Yamaha da bicicleta próximo aos pedais
Motor da bicicleta elétrica de cargo é da Yamaha. Foto: Divulgação.

A bicicleta conta ainda com um sistema de engrenagens Shimano de 10 velocidades, freios a disco hidráulicos de quatro pistões Tektro M750, pneus Schwalbe Pick-up específicos para bicicletas elétricas de carga e luzes LED Busch e Müller. As rodas dianteiras são de 20 polegadas, com unidades de 26 polegadas na traseira.

A Douze Cycles se concentra principalmente em minimizar a pegada de carbono de seus produtos, e a nova bicicleta foi construída com peças de polímero feitas de materiais reciclados, de acordo com a empresa. 

Homens trabalham de desenho de bicicleta no computador
Design de bicicleta elétrica chama a atenção. Foto: Divulgação.

Estrutura modular

A bicicleta elétrica de carga é construída em 17 peças intercambiáveis, o que significa que pequenos elementos podem ser reparados ou substituídos facilmente, enquanto a estrutura também pode acomodar diferentes motores. A bicicleta também deve ser fácil de desmontar e reciclar. 

As vendas da nova bicicleta devem ter início em setembro de 2023, exclusivamente na França. Ainda não há qualquer informação de que o projeto possa ser expandido a outros países.

Imagem da bicicleta elétrica sem o compartimento de carga
Bicicleta elétrica foi batizada de Douze Cycles x La mobilité Toyota. Foto: Divulgação.

Ler o Anterior

Nova regra para autonomia de carros elétricos gera polêmica

Ler o Próximo

Eletroposto precisa dar lucro para sair do papel, diz especialista

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular