Caminhão elétrico de mineração da Caterpillar passa por teste nos Estados Unidos. Foto: Divulgação/Caterpillar.
A Caterpillar, fabricante americana de equipamentos de construção, apresentou o seu primeiro protótipo de um caminhão basculante movido totalmente a bateria elétrica, o Caterpillar 793, para uso na mineração.
O gigante foi revelado pela empresa em um campo de testes no Arizona, que a companhia pretende transformar em uma plataforma de teste para uma mina do futuro, sustentável, movida a energia renovável, como a solar.
É claro que usar as palavras mineração e sustentabilidade na mesma frase pode soar estranho, mas fato é que um caminhão basculante desse tamanho movido exclusivamente a bateria elétrica pode reduzir drasticamente as emissões tóxicas que seriam geradas por uma quantidade considerável de diesel para um motor a combustão igualmente grande.
A Caterpillar não forneceu dados técnicos exatos sobre o 793 elétrico no lançamento. Mas, como foi construído nos mesmos moldes da versão a combustão, é possível ter uma ideia de suas dimensões. O 793 padrão pesa 386 toneladas e é capaz de carregar uma carga útil nominal de 231 toneladas. Além disso, o veículo tem 13,7 metros de comprimento, 8,29 metros de largura e 6,6 metros de altura.
O protótipo do 793 elétrico a bateria foi demonstrado para os membros do esquema Early Learner da Caterpillar, que foi projetado para ajudar alguns dos clientes da empresa a acelerar o uso de veículos elétricos em suas instalações.
O caminhão basculante totalmente carregado passou por vários cenários, incluindo uma inclinação de dez por cento em um quilômetro a 12 km/h e também na outra direção como uma descida para demonstrar a recuperação. Com uma carga até a capacidade nominal, o 793 ainda poderia atingir uma velocidade máxima de 60 km/h.
O desempenho de direção (especificamente a velocidade máxima e a velocidade no gradiente de dez por cento) corresponde aos números do caminhão a combustão agora alcançados pelo protótipo elétrico.
Meta de sustentabilidade
O protótipo BEV 793f é apenas uma parte da iniciativa de sustentabilidade da Caterpillar. A empresa está trabalhando para transformar seu campo de testes no Arizona em uma “mina do futuro” sustentável, instalando uma série de fontes de energia renováveis. A ideia é que as empresas de mineração possam alimentar seus grandes veículos elétricos usando essas fontes de energia.
A iniciativa inclui uma grande matriz de energia solar. A empresa também informa que está instalando fontes de energia eólica e de hidrogênio. Também trabalhará no desenvolvimento da produção de hidrogênio verde, juntamente com a geração de energia por células de combustível e sistemas de armazenamento de energia expandidos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.