Canal VE

24 de abril de 2024

Maior veículo elétrico do mundo? Conheça protótipo da Caterpillar

Funcionários da Caterpillar posam para foto em frente a caminhão basculante com 6,6 metros de altura

Caminhão elétrico de mineração da Caterpillar passa por teste nos Estados Unidos. Foto: Divulgação/Caterpillar.

A Caterpillar, fabricante americana de equipamentos de construção, apresentou o seu primeiro protótipo de um caminhão basculante movido totalmente a bateria elétrica, o Caterpillar 793, para uso na mineração.

O gigante foi revelado pela empresa em um campo de testes no Arizona, que a companhia pretende transformar em uma plataforma de teste para uma mina do futuro, sustentável, movida a energia renovável, como a solar.

É claro que usar as palavras mineração e sustentabilidade na mesma frase pode soar estranho, mas fato é que um caminhão basculante desse tamanho movido exclusivamente a bateria elétrica pode reduzir drasticamente as emissões tóxicas que seriam geradas por uma quantidade considerável de diesel para um motor a combustão igualmente grande.

Caminhão basculante Caterpillar 793 é todo amarelo, e conta com escadaria na frente para motorista subir
Versão elétrica do Caterpillar 793 foi apresentado no Arizona. Foto: Divulgação/Caterpillar.

A Caterpillar não forneceu dados técnicos exatos sobre o 793 elétrico no lançamento. Mas, como foi construído nos mesmos moldes da versão a combustão, é possível ter uma ideia de suas dimensões. O 793 padrão pesa 386 toneladas e é capaz de carregar uma carga útil nominal de 231 toneladas. Além disso, o veículo tem 13,7 metros de comprimento, 8,29 metros de largura e 6,6 metros de altura.

O protótipo do 793 elétrico a bateria foi demonstrado para os membros do esquema Early Learner da Caterpillar, que foi projetado para ajudar alguns dos clientes da empresa a acelerar o uso de veículos elétricos em suas instalações. 

O caminhão basculante totalmente carregado passou por vários cenários, incluindo uma inclinação de dez por cento em um quilômetro a 12 km/h e também na outra direção como uma descida para demonstrar a recuperação. Com uma carga até a capacidade nominal, o 793 ainda poderia atingir uma velocidade máxima de 60 km/h.

O desempenho de direção (especificamente a velocidade máxima e a velocidade no gradiente de dez por cento) corresponde aos números do caminhão a combustão agora alcançados pelo protótipo elétrico.

Detalhe traz a inscrição "793 electric" na carroceria do caminhão
Detalhe da carroceria do caminhão mostra que versão é elétrica. Foto: Divulgação/Caterpillar.

Meta de sustentabilidade

O protótipo BEV 793f é apenas uma parte da iniciativa de sustentabilidade da Caterpillar. A empresa está trabalhando para transformar seu campo de testes no Arizona em uma “mina do futuro” sustentável, instalando uma série de fontes de energia renováveis. A ideia é que as empresas de mineração possam alimentar seus grandes veículos elétricos usando essas fontes de energia.

A iniciativa inclui uma grande matriz de energia solar. A empresa também informa que está instalando fontes de energia eólica e de hidrogênio. Também trabalhará no desenvolvimento da produção de hidrogênio verde, juntamente com a geração de energia por células de combustível e sistemas de armazenamento de energia expandidos.

Pessoas são vistas ao lado de caminhão basculante Caterpillar 793 elétrico-
Dimensões do Caterpillar 793 elétrico impressionam. Foto: Divulgação/Caterpillar.

Ler o Anterior

Startup gaúcha lança van elétrica com projeto totalmente nacional

Ler o Próximo

Stellantis pretende converter carros a combustão em elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular