Novo serviço da Raízen é específico para frotistas e concessionárias. Foto: Divulgação/Raízen.
A Raízen, empresa de energia brasileira, está lançando um serviço de carregamento de veículos elétricos por assinatura.
O Charging as a service (ou “Carregamento como um serviço” na tradução literal), apresentado durante a Fenatran, feira de logística e transportes, que acontece na capital paulista entre 7 e 11 de novembro de 2022, é destinado a frotistas e concessionárias.
A ideia é oferecer carregadores rápidos de corrente contínua (CC) de 30 kW, capazes de abastecer carros, vans e caminhões utilitários leves entre uma e duas horas, dependendo da capacidade da bateria do veículo.
O serviço é mais indicado para concessionárias e frotistas, que possuem muitos veículos e precisam de velocidade de carregamento.
Além dos carregadores, a empresa também vai oferecer uma plataforma digital de gestão e inteligência energética, que informa quanto de energia foi consumida durante as recargas.
A Raízen ficará responsável por realizar manutenções preventivas para garantir a operacionalidade dos equipamentos. As empresas que desejarem aderir ao serviço deverão estar conectadas a unidades de baixa tensão em um sistema trifásico.
“O Charging as a service vai trazer mais simplicidade e eficiência para os gestores de frota, além de ajudar na capilaridade e expansão da infraestrutura de recarga elétrica no Brasil e no desenvolvimento da eletromobilidade. É a solução ideal para pequenos e médios empresários, já que não exige investimento na compra de equipamentos ou despesas com manutenção”, comenta Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen.
“Além dos carregadores, a Raízen oferece um serviço completo, desde a instalação ao fornecimento de energia limpa para o empreendimento, reforçando nossa posição como uma empresa one-stop-shop em soluções renováveis completas e integradas”, finaliza Saliba.
Jornalista no Canal VE. Já trabalhou com comunicação em diversas áreas, como: Saúde integrativa, engenharia industrial, segurança do trabalho e varejo. Recém graduado em Ciências Sociais pela UNICAMP e estudante de Comunicação Social pela PUC-Campinas.