Ford F-150 Lightning Pro SSV será de uso exclusivo da polícia. Foto: Divulgação/Ford
A polícia dos Estados Unidos vai ganhar uma nova ferramenta para combater o crime. A Ford acaba de apresentar a F-150 Lightning Pro SSV (Special Service Vehicle), modelo elétrico especialmente desenvolvido para as forças policiais.
A picape tem capacidade de bateria estendida, garantindo mais força e autonomia para o serviço.
A força bruta da caminhonete chama a atenção. Com bateria padrão, ela tem potência de 458 cv, torque de 107 kgfm, carrega 1 tonelada e é capaz de rebocar 3.492 kg.
Mas, na versão para a polícia, o veículo ganha bateria de capacidade estendida, aumentando a potência para 588 cv. O torque permanece o mesmo, mas a capacidade de reboque chega a 4.535 kg, de acordo com a montadora, suficiente para rebocar um barco ou um trailer.
O motor ainda entrega aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, um arranque que promete vantagem numa perseguição policial.
A viatura elétrica foi projetada também para atender outras necessidades dos agentes de segurança. O gerador elétrico embarcado Pro Power Onboard pode servir como fonte de energia para iluminar grandes áreas.
Além disso, sob o capô está o novo compartimento “Mega Power Frunk”, de 399 litros, que pode ser usado para transportar vários equipamentos, como cones e placas de sinalização, ferramentas, equipamentos de segurança e resgate e muito mais.
Parceira consolidada
A Ford é a principal fornecedora de veículos para a polícia dos Estados Unidos, sendo responsável por cerca de 65% dos veículos policiais no país. A Ford Pro atende hoje mais de 12 mil departamentos de polícia no país e vende mais veículos no segmento que todas as outras marcas somadas.
Segundo comunicado da empresa à imprensa, o sucesso se deve à estreita colaboração com os clientes do setor, especialmente o Conselho Consultivo da Polícia.
“Temos orgulho de oferecer a primeira picape elétrica para a polícia da América do Norte, com tecnologia revolucionária para ajudar a melhorar a sua produtividade”, diz Nate Oscarson, gerente de vendas ao governo da Ford Pro nos EUA.
Apesar do lançamento, ainda não se sabe qual cidade receberá a primeira picape F-150 Lightning Pro SSV. Para ajudar as agências a obter o veículo elétrico, a Ford está lançando novas opções de financiamento para municípios que incluem opções de carregamento de equipamentos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.