A grande novidade das baterias com nióbio, é o tempo de recarga: 10 minutos. Foto: Divulgação/VWCO
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou um protótipo de ônibus elétrico movido a bateria de íons de lítio com nióbio que promete reduzir o tempo de recarga para apenas 10 minutos.
A nova tecnologia foi desenvolvida a partir de uma parceria entre a montadora de veículos pesados, a japonesa Toshiba e a empresa de fornecimento de produtos de nióbio, a CBMM. A grande novidade das baterias com nióbio é o tempo de recarga, que fica em torno de 10 minutos para uma carga completa (de 0% a 100%).
Os primeiros testes serão iniciados pelo protótipo em breve. Esse período é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, deve expandir para uma pequena frota destinada à essa validação. De acordo com a CBMM, a expectativa é de que as baterias com íons de lítio e nióbio estarão disponíveis no mercado a partir de 2025.
“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explica Ricardo Lima, CEO da CBMM.
Sobre o caminhão
Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com um tempo de recarga de 10 minutos em uma infraestrutura de 300 kW.
Ao todo, o modelo está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kWh. O sistema permite suportar uma recarga ultrarrápida, além de possibilitar a operação em temperaturas mais amenas, o que aumenta a vida útil e a segurança da bateria, e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema.
“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá (MG)”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.