Os testes da Aliança pela Mobilidade foram realizados por motos elétricas das marcas Vammo e Riba (foto). Foto: Divulgação/Riba
A Aliança pela Mobilidade anunciou a entrada de três novos parceiros: Ifood, 99Moto e Osten. A apresentação das empresas foi feita durante um evento em celebração aos dois anos da iniciativa liderada pela 99.
Com base nos novos parceiros, a Aliança apresentou um plano que envolve o desenvolvimento da frota de motos elétricas, com o objetivo de alcançar 2 mil motos elétricas na plataforma até o fim de 2024 e 10 mil até 2025.
Vale lembrar que a 99, por meio da Aliança, já conta com mais de 4 mil veículos eletrificados na plataforma e visa chegar a 8 mil veículos até o final de 2024 e 20 mil até o fim de 2025.
“A colaboração com a 99Moto e com o iFood reforçam nosso papel de liderança e inovação em sustentabilidade no setor de transporte por aplicativo, demonstrando o compromisso contínuo da 99 com a construção de um futuro mais verde e eficiente para as cidades brasileiras. Estamos redefinindo o transporte brasileiro, unindo segurança, conforto e oportunidade de mais ganhos aos motociclistas parceiros. Dos testes bem-sucedidos em São Bernardo aos avançados sistemas de telemetria, cada quilômetro percorrido com as motos elétricas é um passo rumo a um futuro mais limpo e seguro para todos”, comenta Thiago Hipolito, diretor sênior de Inovação na 99.
Além dos três parceiros anunciados, a Aliança pela Mobilidade já conta com empresas dos setores de recarga, infraestrutura, montadoras, bancos, locação de veículos e transporte por aplicativo.
Testes apontam economia e sustentabilidade
A 99 realizou testes com motos elétricas na cidade de São Bernardo, envolvendo 10 motociclistas parceiros da plataforma. No piloto, foi constatado que a substituição de uma moto a combustão por uma elétrica resulta em uma redução significativa dos custos operacionais.
Por exemplo, um motociclista que percorre 5 mil km por mês gasta aproximadamente R$ 900 em combustível, considerando o preço de R$ 5,80 por litro (São Paulo). Com a moto elétrica, esse custo se torna fixo, uma vez que as recargas ilimitadas estão inclusas no valor do aluguel da moto, fazendo com que o motociclista tenha uma economia com manutenção e combustível de até 30%.
Os testes foram realizados com motos de duas parceiras da Aliança pela Mobilidade, a Vammo e a Riba.
Novas metas também para carros eletrificados
Com o avanço impulsionado pelas ações e parcerias dos membros da Aliança, o segmento de quatro rodas teve suas metas revistas para seguir com grandes objetivos para 2025. As primeiras metas estabelecidas para a Aliança eram alcançar 10 mil veículos eletrificados no app da 99, no próximo ano.
Com a revisão, a 99 prevê chegar aos 8 mil carros eletrificados na plataforma ainda em 2024. Já para 2025, a companhia eleva o objetivo e trabalha para alcançar 20 mil modelos elétricos e híbridos cadastrados no aplicativo.
No início, a meta também é incentivar o emplacamento no Brasil, e elevar em 10% as vendas dos carros leves no mercado nacional, além de ter ao menos 10 mil pontos de recarga públicos em todo o Brasil. Com a nova perspectiva, a companhia se compromete a ampliar para 15% a participação de veículos eletrificados na indústria de carros leves novos, aumentando 5 pontos percentuais em relação ao número inicial.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.