Canal VE

21 de novembro de 2024

Nissan terá carros elétricos com bateria de estado sólido até 2029

Logo da NIssan no modelo elétrico Ariya

Nova linha de baterias deve estar presente nos veículos da marca a partir de 2029. Foto: Divulgação/Nissan

A Nissan está finalizando a construção de sua fábrica voltada à produção de baterias em estado sólido no Japão, na cidade de Yokohama. De acordo com a montadora, essa nova linha de montagem deve contribuir para o desenvolvimento de tecnologias para baterias para carros elétricos. 

A Nissan tem a meta de lançar veículos elétricos equipados com esta nova tecnologia de baterias até o término do ano-fiscal de 2028, que termina em 31 de março de 2029. A Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em vários segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus modelos elétricos.

Segundo a Nissan, a nova fábrica servirá como um centro de desenvolvimento para novas tecnologias, destinadas a baterias de veículos elétricos. A Nissan está conduzindo uma série de pesquisas e desenvolvimentos em larga escala, de estudos dos componentes das baterias em nível molecular para veículos elétricos e até mesmo o uso de veículos elétricos como baterias estacionárias.

Fábrica de baterias em construção da Nissan
A nova fábrica será um centro de desenvolvimento e pesquisa para baterias de veículos elétricos. Foto: Divulgação/Nissan

Baterias em estado sólido e o futuro

Tida como uma das grandes revoluções para a eletromobilidade em um futuro próximo, as baterias em estado sólido devem estar presentes em grande parte dos veículos elétricos até o fim da década.

Esse tipo de bateria utiliza o eletrólito, que é o componente que trabalha na reação química que fornece bateria para os veículos elétricos, em estado sólido. Isso faz com que a bateria apresente maior estabilidade, o que aumenta também a segurança, uma vez que se houver qualquer tipo de dano, os componentes serão mantidos em estado sólido.

Com relação ao desempenho, as baterias em estado sólido tendem a ser menores e mais leves, com a mesma capacidade de carga em comparação com as baterias de lítio, comumente utilizadas pela indústria automotiva. Isso permite aumentar a autonomia dos veículos, melhorar seu desempenho e baratear os custos de produção deste importante componente. Além disso, as recargas podem ser mais rápidas e com menos desgaste com o passar do tempo.

Ler o Anterior

ABVE quer simulado de combate a incêndio em carros elétricos

Ler o Próximo

Toyota renova Corolla Cross em busca de retomada do mercado

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular