Nova linha de baterias deve estar presente nos veículos da marca a partir de 2029. Foto: Divulgação/Nissan
A Nissan está finalizando a construção de sua fábrica voltada à produção de baterias em estado sólido no Japão, na cidade de Yokohama. De acordo com a montadora, essa nova linha de montagem deve contribuir para o desenvolvimento de tecnologias para baterias para carros elétricos.
A Nissan tem a meta de lançar veículos elétricos equipados com esta nova tecnologia de baterias até o término do ano-fiscal de 2028, que termina em 31 de março de 2029. A Nissan pretende utilizar as baterias de estado totalmente sólido em vários segmentos de veículos, incluindo picapes, aumentando a competitividade de seus modelos elétricos.
Segundo a Nissan, a nova fábrica servirá como um centro de desenvolvimento para novas tecnologias, destinadas a baterias de veículos elétricos. A Nissan está conduzindo uma série de pesquisas e desenvolvimentos em larga escala, de estudos dos componentes das baterias em nível molecular para veículos elétricos e até mesmo o uso de veículos elétricos como baterias estacionárias.
Baterias em estado sólido e o futuro
Tida como uma das grandes revoluções para a eletromobilidade em um futuro próximo, as baterias em estado sólido devem estar presentes em grande parte dos veículos elétricos até o fim da década.
Esse tipo de bateria utiliza o eletrólito, que é o componente que trabalha na reação química que fornece bateria para os veículos elétricos, em estado sólido. Isso faz com que a bateria apresente maior estabilidade, o que aumenta também a segurança, uma vez que se houver qualquer tipo de dano, os componentes serão mantidos em estado sólido.
Com relação ao desempenho, as baterias em estado sólido tendem a ser menores e mais leves, com a mesma capacidade de carga em comparação com as baterias de lítio, comumente utilizadas pela indústria automotiva. Isso permite aumentar a autonomia dos veículos, melhorar seu desempenho e baratear os custos de produção deste importante componente. Além disso, as recargas podem ser mais rápidas e com menos desgaste com o passar do tempo.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.