Canal VE

20 de julho de 2024

Nissan mostra plano para lançar 16 veículos eletrificados até 2026

Nissan Ariya andando em estrada

O plano da Nissan é lançar 30 novos modelos até 2026, sendo 16 deles elétricos ou híbridos. Foto: Divulgação/Nissan

A Nissan apresentou o plano estratégico da marca para, entre outros pontos, avançar na eletrificação de seus veículos, com a possibilidade de lançar até 16 veículos, entre híbridos e 100% elétricos, até o final do ano fiscal de 2026. No total, serão 30 novos modelos contemplados no plano.

De acordo com a Nissan, a empresa espera que o mercado de eletrificados se torne cada vez mais competitivo com a redução nos custos da produção desses tipos de veículos. Conforme o divulgado, a Nissan prevê uma redução de até 30% no custo de produção e paridade de custos entre os veículos eletrificados e os a combustão até o fim do ano fiscal de 2030.

Além dos novos veículos, a Nissan também está trabalhando para equipar seus modelos eletrificados com as novas baterias em estado sólido, previstas para chegar entre 2028 e 2029. Além disso, em comunicado à imprensa, a Nissan irá melhorar significativamente as baterias de íons de lítio NCM, reduzindo o tempo de carregamento rápido em 50% e aumentando a densidade de energia em 50%, na comparação com o Ariya, SUV 100% elétrico da marca.

“O plano The Arc mostra o nosso caminho para o futuro. Ele ilustra nossa progressão contínua e capacidade de navegar pelas mudanças nas condições do mercado. Este plano nos permitirá ir mais longe e mais rapidamente na promoção de valor e competitividade. Confrontada com a extrema volatilidade do mercado, a Nissan está tomando medidas decisivas orientadas pelo novo plano, buscando garantir o crescimento sustentável e a rentabilidade”, afirma o presidente e CEO da Nissan, Makoto Uchida. 

Apesar de grandes novidades para os eletrificados, o plano apresentado pela marca mostra que o foco não está no mercado de países da América Latina, mas sim na Europa, Ásia, Estados Unidos e Canadá. 

Nos EUA e Canadá, a meta é introduzir o sistema híbrido e-Power, além de revitalizar em 78% a linha de passeio à venda nestes mercados. 

Makoto Uchida, presidente e CEO da Nissan em anúncio do  The Arc
Para Makoto Uchida (foto), presidente e CEO da Nissan, o plano deve acelerar a eletrificação dos novos modelos da marca. Foto: Divulgação/Nissan

Parcerias estratégicas pelo mundo

Antes de ser anunciado o plano The Arc, a Nissan assinou um memorando com a Honda para o estudo de viabilidade de uma parceria estratégica nas áreas de veículos eletrificados e inteligência.

“Neste período de transformação que ocorre uma vez a cada século na indústria automotiva, examinaremos o potencial de parceria entre a Nissan e a Honda. O nosso critério de estudo será avaliar se a sinergia das tecnologias e do conhecimento que as nossas empresas cultivaram nos permitirá tornar-nos líderes da indústria, criando novo valor para a indústria automotiva”, disse Toshihiro Mibe, diretor executivo da Honda.

O grande ponto para a Nissan atingir todas essas metas estipuladas no Arc está em parcerias estratégicas em diversos mercados. Para a Europa, a montadora japonesa deve intensificar a aliança com a Renault e a Mitsubishi Motors. Nos EUA e Canadá, a marca está em busca de novas oportunidades para desenvolver novos produtos e tecnologias locais.

Ler o Anterior

Prefeitura de SP libera R$ 345 mi para compra de ônibus elétricos

Ler o Próximo

Empresas automotivas já podem se habilitar no Programa Mover

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular