Modelo é o primeiro modelo PHEV da Toyota para o mercado brasileiro. Foto: Divulgaçao/Toyota
A Toyota anunciou a chegada do RAV4 Plug-In Hybrid, seu primeiro modelo híbrido plug-in (PHEV) para o mercado brasileiro. O SUV possui um motor a combustão de 2,5 litros, com 185 cv e 223 Nm e mais dois motores elétricos: o dianteiro de 182 cv e 270 Nm, e o traseiro de 54 cv e 121 Nm. Este conjunto entrega uma potência combinada de 306 cv e garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos.
Segundo dados apresentados pela Toyota, o RAV4 Plug-In Hybrid alcança uma média estimada de 35 km/l em ambientes urbanos e 30 km/l em estradas. Além disso, o modelo pode ser recarregado em apenas 2,5 horas no carregador de 7 kW de potência, que está incluso na compra do veículo.
“A nova versão é mais uma alternativa em impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação alinhadas ao contexto local e às necessidades dos clientes. Na Toyota, assumimos o compromisso de oferecer opções de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros”, destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.
De acordo com a montadora japonesa, esse lançamento representa o compromisso deles em lançar novos modelos de energia limpa. Entretanto, o preço ainda fica um pouco acima do mercado, se comparado com seus concorrentes diretos, como o Haval H6 PHEV, que sai por R$ 279 mil.
Tecnologia para toda a família
O RAV4 Plug-In Hybrid possui comprimento de 4,6 m, com 1,85 m de largura e uma distância entre-eixos de 2,69 m, gerando espaço e conforto para toda a família, como o modelo se propõe.
Internamente, o computador de bordo tem tela TFT colorida de 12,3 polegadas, que facilita a visualização do condutor. O modelo ainda conta com Head-up display colorido que apresenta informações de velocidade, TSS, reconhecimento de placa e central multimídia.
O primeiro PHEV da Toyota no Brasil chega também com tela de áudio de alta resolução HD de 10,5 polegadas, com conexão para smartphones e tablets, por meio do espelhamento com Android Auto ou Apple CarPlay, com visualização da câmera de ré traseira com linha guia dinâmica.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.