Primeiro veículo elétrico da Xiaomi teve mais de 88 mil pedidos em apenas 24 horas. Foto: Divulgação/Xiaomi
A Xiaomi, gigante chinesa de tecnologia, iniciou a pré-venda oficial de seu primeiro veículo elétrico, o SU7, e o resultado foi surpreendente: 88.898 pedidos confirmados em apenas 24 horas. A grande taxa de adesão do modelo se dá por conta de seu “custo-benefício”.
Para assegurar a pré-compra do modelo, os chineses precisam pagar uma quantia de US$ 691 (pouco mais de R$ 3.480). O SU7 tem preço inicial de US$ 29.900 (cerca de R$ 150 mil), na versão Standard. O modelo ainda conta com outras duas versões: a Pro, com foco na bateria, sai por US$ 34 mil (aproximadamente R$ 171 mil), e a Max Performance, dedicada à potência, que custa US$ 41.500 (algo em torno de R$ 209 mil).
O veículo será montado na nova fábrica da Xiaomi, em Pequim, e, de acordo com os registros de homologação da China, terá produção da BAIC Off-road Vehicle Co., subsidiária da BAIC. Curiosamente, a BAIC é também a maior acionista da Mercedes-Benz, detendo 9,98% da montadora alemã.
As entregas dos modelos Standard e Pro devem começar no final do mês de abril de 2024, e para quem comprar o modelo Max Performance, a entrega está prevista para o fim de maio de 2024. O Xiaomi SU7 ainda não possui previsão para chegar ao Brasil.
Características do SU7
As três versões do SU7 possuem motorização e baterias distintas.
O SU7 Standard vem equipado com a bateria Blade LFP, da BYD, que possui uma capacidade de 73,6 kWh e garante um alcance de 700 km (ciclo CLTC). O motor único com tração traseira, tem potência de 220 kW (aproximadamente 299 cv) e 400 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,28 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.
Em suas tecnologias, o SU7 Standard está equipado com o sistema ADAS Xiaomi Pilot Pro e arquitetura de 400 V, podendo recarregar 350 km em apenas 15 minutos.
A versão tratada como intermediária do SU7, a Pro, está equipada com bateria CATL Shenxing com capacidade de 94,3 kWh, o que lhe gera uma autonomia de até 830 km, conforme o ciclo chinês, CLTC. Com relação à potência, a versão Pro está equipada com o mesmo motor da Standard. No entanto, esta versão possui arquitetura de 800V, que lhe permite recarregar 510 km em 15 minutos.
Já na versão top de linha, o SU7 Max Performance está equipado também com baterias da CATL, mas de modelo Qilin, com 101 kWh de capacidade de carga. O alcance fica em torno de 800 km, de acordo com o CLTC.
Na parte da motorização, o SU7 Max Performance possui o sistema ADAS Xiaomi Pilot Max e tração integral, com dois motores elétricos que, combinados, garantem uma potência de 495 kW (cerca de 673 cv) e 838 Nm de torque, além de uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,78 segundos, com velocidade máxima de 265 km/h.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.