Os hubs já estão disponíveis em algumas cidades do norte do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/Creluz
A Creluz, cooperativa de energia do norte do Rio Grande do Sul, adquiriu oito carregadores da Siemens para a instalação de hubs de recarga, de uso público, em algumas cidades onde ela atua. Os eletropostos já estão em funcionamento, com pontos de recarga rápida (DC) e recarga lenta (AC).
As cidades onde os pontos de recarga estão disponíveis são: Ametista do Sul, Jaboticaba, Rodeio Bonito, Pinhal, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O município de Ametista do Sul foi quem recebeu o eletroposto ultrarrápido, que já está em funcionamento.
O carregador de corrente contínua Sicharge D da Siemens possui potência de 160 kW, com 2 conectores do tipo CCS 2, potência escalável e possibilita o carregamento de dois veículos de grande porte simultaneamente. Nas demais localidades, os equipamentos são do modelo VersiCharge, de corrente alternada, com potência de 22 kW.
“Não há mais como negar que o conceito de cidade inteligente está diretamente ligado ao impacto que o transporte causa na vida das pessoas. A descarbonização é um tema urgente. E, neste momento, as discussões avançam para a relevância do transporte elétrico compartilhado, o tempo e local de carregamento e a infraestrutura necessária para isso acontecer”, aponta William Pereira, VP Brasil da Siemens Smart Infrastructure.
Cabe ressaltar que em todos os locais públicos, o funcionamento será no formato de autoatendimento 24 horas, exceto em Palmeira das Missões, que adotará horário comercial, de segunda a sexta-feira. O valor da recarga é de R$ 2,10 por kWh.
Mobilidade elétrica presente na cooperativa
A eletromobilidade já é algo no qual a cooperativa gaúcha observa há alguns meses. Em novembro de 2023, a Creluz deu início aos seus projetos voltados para a mobilidade elétrica com a aquisição de 6 veículos elétricos. Entre os modelos adquiridos estão: dois BYD Dolphin e quatro Renault Kwid E-Tech.
De acordo com a cooperativa, o investimento total, tanto nos veículos elétricos, quanto na compra dos oito carregadores e instalação dos eletropostos, foi de R$ 1,6 milhão.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.