Sambódromo do Anhembi será novamente o palco da Fórmula E no Brasil. Foto: Divulgação/Fórmula E.
A menos de um mês para o E-Prix de São Paulo de Fórmula E, a organização do evento anunciou uma novidade para a etapa brasileira da categoria mais eletrizante do automobilismo mundial: um show surpresa na reta principal do circuito no Anhembi para todos os presentes na corrida.
Os ingressos para o E-Prix de São Paulo já estão à venda e podem ser adquiridos através do site da Eleven Tickets. Os preços variam de R$ 150 (meia-entrada) a R$ 375. A expectativa é receber 25 mil pessoas no Sambódromo do Anhembi no final de semana do evento, marcado para os dias 15 e 16 de março de 2024.
Com o fim dos eventos relacionados ao Carnaval, o Sambódromo do Anhembi começa a receber os ajustes para receber mais uma etapa da competição.
É a segunda vez que a Fórmula E promove uma etapa no Brasil. Em 2023, a corrida foi repleta de emoções, com 11 trocas de lideranças e 114 ultrapassagens. A prova foi definida nos últimos metros, com o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) conseguindo se defender dos ataques de Nick Cassidy (Envision Racing) e de seu companheiro de equipe na temporada, Sam Bird. Ao final, a
diferença entre primeiro e terceiro colocados foi de apenas meio segundo.Melhorias na experiência dos fãs
Os organizadores da prova de São Paulo prometem melhorias na infraestrutura para os fãs, desde o acesso, pontos de alimentação e até a experiência da prova.
”Nós identificamos todas as questões que poderiam ser melhoradas em relação ao ano passado e estamos muito tranquilos e confiantes num grande show em 2024. Acho que para esse ano a experiência do público vai ser excepcional, incluindo as atividades dentro e fora da pista”, contou Guilherme Birello, diretor da Fórmula E no Brasil.
“E para coroar, esse ano colocamos mais uma pimentinha nos nossos desafios operacionais. O nosso pódio será móvel, e após a corrida ele vai ser movido até a reta do Sambódromo, para um show que vai até o final da noite para todo mundo que estiver lá. Qualquer espectador que entrar no Village terá acesso ao show. É isso que é a Fórmula E: um grande festival que comemora a transição energética, comemora as provas elétricas”, completou Birello.
Circuito de rua
A Fórmula E tem preferência por circuitos de rua, em vez dos tradicionais autódromos. A ideia é que as pistas sejam temporárias, construídas no coração de algumas das principais cidades do mundo, montadas e homologadas na véspera do evento, mostrando que a eletromobilidade é viável.
A competição se tornou uma importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, por meio do automobilismo de alta-performance.
Em São Paulo, o circuito montado no entorno do Sambódromo do Anhembi, às margens da Marginal do Tietê, conta com aproximadamente 3 km de extensão e três grandes retas, sendo uma delas a maior da Fórmula E, justamente a do Sambódromo, com 750 m de extensão.
A única mudança em relação ao traçado do ano passado é a retirada de um bump (ondulação) na segunda reta do circuito, localizado na Avenida Olavo Fontoura, o que pode render ainda mais ultrapassagens na freada após a reta.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.