E-Trol – um ônibus elétrico com características de trólebus. Foto: Divulgação/Eletra
A Eletra, empresa brasileira fabricante de ônibus elétricos, revelou seu novo modelo de transporte elétrico destinado ao mercado nacional, o e-Trol. Este veículo é um ônibus elétrico com características de trólebus, com um inédito sistema de recarga das baterias.
Além dessa novidade no portfólio, a Eletra deve lançar, ao longo do ano de 2024, versões de piso alto para os ônibus elétricos de 15m e 12,1m, para que os modelos elétricos se adequem às características de todo tipo de trajeto.
“Sabemos muito bem quais são as condições reais de operação do transporte urbano nas cidades brasileiras e fazemos produtos customizados para cada trajeto. A nossa tecnologia conhece o Brasil”, afirma a presidente da empresa, Milena Romano Braga.
Além desses lançamentos, outros modelos, como o Eletra 21,5m e Eletra 12,8m, que contam com o sistema de recargas de oportunidade, seguem para homologação da SPTrans.
Sobre o e-Trol
O veículo, conforme dito anteriormente, é um ônibus elétrico com características de trólebus. Ele pode circular tanto conectado à fiação aérea como utilizando a energia do banco de baterias. A rede aérea, por sua vez, recarrega as baterias durante a operação.
Essa característica garante uma utilização prolongada do veículo, com recargas de oportunidade ao longo do trajeto, que podem lhe garantir uma autonomia de até 300 km. Essa autonomia garante a operação diária na maioria das linhas urbanas e metropolitanas do país.
De acordo com a Eletra, a solução tecnológica do e-Trol permite economia nos custos de infraestrutura centralizada de recarga de baterias nas garagens e também na fiação aérea, que pode ser instalada apenas em alguns trechos do percurso.
O e-Trol tem 21,5m e capacidade para 146 passageiros, sendo 60 sentados e 85 em pé, além do espaço para uma pessoa em cadeira de rodas ou com cão-guia.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.