Canal VE

9 de outubro de 2024

Com foco na logística, Go Electric terá eletroposto em Cajamar

Arte mostra projeção do eletroposto da Go Electric

Novo hub de recarga da Go Electric deve ser inaugurado até março de 2024 em Cajamar (SP). Foto: Divulgação/Go Electric.

Após a boa experiência com o hub de estações de recarga ultrarrápida para veículos elétricos na cidade de Santa Rita do Passa Quatro (SP), a Go Electric, empresa brasileira especializada em soluções para eletromobilidade, já iniciou as obras para a implantação do segundo eletroposto da companhia na Rodovia Anhanguera, agora em Cajamar (SP), na Região Metropolitana de São Paulo.

A nova unidade para recarga simultânea ultrarrápida monetizada de veículos eletrificados ficará no km 38, no trevo principal de Cajamar pela Anhanguera. O contrato para o uso da área foi assinado nos primeiros dias de janeiro e a inauguração do eletroposto está prevista para o início de março de 2024. 

Plataforma conta com painéis fotovoltaicos na parte superior
Plataforma da Go Electric está sendo montada para a instalação em Cajamar (SP). Foto: Divulgação/Danilo Guastapaglia/Go Electric.

A região escolhida faz parte de um polo importante de logística do Brasil, já que concentra centros de distribuição de grandes empresas, como Amazon, Mercado Livre e Americanas, entre outras. Ao todo, a região conta com 1,3 milhão de m² de galpões logísticos.

Não à toa, o novo eletroposto da companhia terá capacidade para atender carros, vans e caminhões elétricos simultaneamente, facilitando a logística das operações de entrega das empresas. 

Para Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric, as empresas de transporte logístico devem acelerar a substituição da frota à combustão por veículos elétricos em pouco tempo, e o acesso à infraestrutura adequada às necessidades das atividades diárias deve potencializar esse movimento, considerado acanhado até então.

“A questão climática é urgente e entendo que as empresas substituirão a frota de veículos à combustão por elétricos. Esse movimento já existe e, apesar de tímido, deve ganhar força em um futuro próximo. Por isso, escolhemos Cajamar, cidade que se transformou em um dos principais polos logísticos do Brasil. O papel da Go Electric é tornar esse movimento, de fato, possível, ao oferecer infraestrutura de recarga capaz de atender a demanda”, explica.

Arte mostra estrutura com módulos fotovoltaicos na parte superior da plataforma e carregadores embaixo
Projeto prevê capacidade de recarga simultânea para veículos elétricos leves e pesados. Foto: Divulgação/Go Electric.

Capacidade e estrutura

O segundo eletroposto da Go Electric terá oito estações de recarga, incluindo plugues dos tipos CCS2, CHAdeMO e GB/T, com potência total de 360 kW, e garantirá o carregamento dos principais modelos de leves, médios e pesados em circulação no país. 

Além dos centros de distribuição localizados em Cajamar, o objetivo é atender os motoristas de veículos elétricos do eixo Interior-Capital pela Rodovia Anhanguera. 

Além da multiplicidade de conexões, outro diferencial da unidade de Cajamar é que toda a energia consumida no local é 100% proveniente de energia limpa, parte produzida no próprio eletroposto e parte absorvida de outras usinas. As plataformas da Go Electric possuem módulos fotovoltaicos para geração de energia solar.  “Esse também é um diferencial importante não só do ponto de vista da sustentabilidade como de custos operacionais. O mercado livre de oferta de energia nos possibilita a redução do custo energético, o que aumenta a viabilidade dos eletropostos”, diz.

Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.

De acordo com Guastapaglia, a unidade integra o plano de expansão da marca, que almeja alcançar 20 eletropostos em rodovias brasileiras até o final de 2024. 

O plano prevê, ao menos, três modelos de negócios como investimento integral Go Electric, parceria entre Go Electric e interessada ou capital 100% de investidor. O montante estimado é de R$ 25 milhões e inclui a elaboração de projetos técnicos, obras de infraestrutura, compra e instalação de equipamentos e licença de software.

Vale lembrar que o primeiro hub de recarga da Go Electric está localizado no km 236 da rodovia Anhanguera, na altura de Santa Rita do Passa Quatro (SP). O cluster localizado no Interior de São Paulo tem 524 kW de capacidade e conta com 10 pistolas de conexão para carregamento. 

Ler o Anterior

E-Trol: conheça nova tecnologia da Eletra para mobilidade elétrica

Ler o Próximo

Stellantis revela plataforma para VEs com alcance de até 800 km

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular