Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Com motor elétrico, Audi vence Rally Dakar 2024 entre os carros

Protótipo Audi RS Q e-tron é fotografado em terreno de areia

Audi RS Q e-tron superou as dificuldades do percurso para vencer o Rally Dakar 2024. Foto: Divulgação/Audi.

Pela primeira vez na história, um carro com baixo nível de emissões, propulsor elétrico, bateria de alta voltagem e conversor de energia venceu o Rally Dakar 2024, uma das principais competições de rali do mundo. Coube à dupla formada pelo piloto Carlos Sainz e o navegador Lucas Cruz, ambos espanhóis, levar o protótipo Audi RS Q e-tron à vitória sobre carros movidos a combustão. 

A 46ª edição do Dakar foi disputada no deserto da Arábia Saudita entre 5 e 19 de janeiro de 2024, e teve um percurso total de 7.883 km, passando por condições desafiadoras, como estradas de pedras, terrenos arenosos e diversas dunas pelo caminho. 

Embora não tenham vencido nenhuma das 12 etapas, Sainz e Cruz levaram a melhor por conta da regularidade ao longo da competição. A vitória veio com mais de uma hora e 20 minutos de vantagem para a dupla formada por Guillaume de Mevius (BEL) e Xavier Panseri (FRA), da Overdrive Racing. Sebastian Loeb (FRA) e Fabian Lurquin (BEL), da Bahrain Raid Xtreme, completaram o pódio.

Navegador e piloto comemoram vitória sentados sobre o carro
Lucas Cruz (à esq.) e Carlos Sainz comemoram vitória no Dakar 2024 sobre o carro. Foto: Divulgação/Audi.

Vitória da eletrificação

Com a vitória no Rally Dakar, a Audi se torna a primeira fabricante com propulsão elétrica a concluir a competição com sucesso.

“Parabéns à equipe Audi Sport pela vitória no Rally Dakar”, celebrou Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “A Audi mais uma vez estabeleceu um marco no automobilismo. Vencer o rali no deserto mais difícil do mundo com uma condução eletrificada é uma experiência ‘Vorsprung durch Technik’ [‘Vantagem por meio da tecnologia’, em tradução livre] visível e aponta o caminho para o nosso futuro elétrico.”

Carro da Audi avança sobre as dunas de areia do deserto da Arábia Saudita
Audi RS Q e-tron supera as dunas da Arábia Saudita no Dakar 2024. Foto: Divulgação/Audi.

O Audi RS Q e-tron possui tração integral elétrica. O fornecimento de energia é assegurado por uma bateria de alta tensão e um conversor de energia que funciona com combustível residual reFuel, poupando assim 60% das emissões de CO2 em comparação com os combustíveis convencionais. 

“Com a nossa revolucionária propulsão eletrificada, superamos um dos maiores desafios do automobilismo somente três anos após entrarmos na competição. Damos assim continuidade a uma longa série de conquistas pioneiras que sempre caracterizaram a Audi em quatro décadas de automobilismo. Gostaria de agradecer a toda a equipe por este excelente desempenho numa edição particularmente difícil do Rally Dakar”, afirma Oliver Hoffmann, Membro do Conselho de Administração da AUDI AG.

Visão frontal do Audi RS Q e-tron cruzando o deserto
Carlos Sainz e Lucas Cruz tiveram a maior regularidade no Rally Dakar 2024 a bordo do Audi RS Q e-tron. Foto: Divulgação/Audi.

Ler o Anterior

Primeiro Jeep 100% elétrico já aparece em imagens na internet

Ler o Próximo

E-Trol: conheça nova tecnologia da Eletra para mobilidade elétrica

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular