Haval H6 HEV chama a atenção pela aparência robusta. Foto: Rubens Morelli/Canal VE
Carro de entrada da GWM no Brasil, o Haval H6 HEV poderia muito bem ser considerado o topo de linha de outras marcas que oferecem SUVs no mercado brasileiro, graças à eficiência do conjunto híbrido, aliada à tecnologia embarcada, à conectividade, ao acabamento e, por que não, aos olhares indiscretos que ele provoca nas ruas.
Afinal, o modelo chama a atenção por onde passa. Nos seis dias em que a equipe do Canal VE esteve com o modelo, a convite da GWM, para fazer uma avaliação mais completa do Haval H6, muitas pessoas demonstraram a curiosidade e o interesse a respeito dele.
O SUV impressiona pelo design e também pelo tamanho. Com 4.683 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.739 mm de altura, além do entre-eixos de 2.738 mm, o Haval H6 é maior em todas as medidas que seus principais concorrentes na categoria e na faixa de preço: o Jeep Compass e o VW Taos, ambos a combustão, e o Toyota Corolla Cross XRX, também híbrido.
Assim, é fácil de entender o porquê o Haval H6, recentemente lançado no país, caiu no gosto dos consumidores e já é um dos veículos eletrificados mais vendidos do Brasil. Confira o vídeo com a avaliação completa.
Conhecendo o Haval H6 HEV
A versão híbrida convencional do Haval H6, da GWM, apresenta um motor 1.5 turbo a combustão, 16 válvulas e 4 cilindros, associado a um motor elétrico e à bateria de 1,6 kWh de capacidade, sem a necessidade de fonte externa de energia. O conjunto tem potência combinada de 243 cv e torque máximo de 530 Nm (54,04 kgfm). A velocidade máxima é de 175 km/h, limitada eletronicamente.
O tanque de combustível de 60 litros é responsável pela alimentação do motor, que também serve de gerador para a bateria. Embora a ficha técnica aponte 13,8 km/l de consumo urbano e 12 km/l de consumo rodoviário, segundo dados do Inmetro, no período de testes realizado pelo Canal VE, priorizando a maior economia, o carro teve o consumo de 17,4 km/l em uso misto, ou seja, tanto na cidade como na estrada. Com o tanque cheio, o painel indica até 900 km de autonomia, mas se o motorista souber tirar proveito de todas as funcionalidades do veículo, pode superar essa marca.
Experiência ao volante
O Haval H6 é muito fácil de dirigir. A direção elétrica (talvez grande demais) é suave e proporciona prazer ao motorista, especialmente nas curvas, já que não é necessário empregar muita força no volante para fazer os pneus 225/55 de 19 polegadas se movimentarem.
O mesmo vale para a aceleração, primeiro com o motor elétrico, para tirar um veículo de 1.699 kg da inércia, e depois com o motor a combustão, independentemente da velocidade empregada. Apesar do bom controle do carro, não dá pra abusar nas curvas em velocidades mais altas, sob o risco de perder a traseira.
O sistema de controle de condução adaptativo (ACC, na sigla em inglês), com reconhecimento das placas de sinalização, faixas de rolamento e controle de velocidade, faz com que o carro possa acelerar e frear sozinho, mantendo distância segura para o veículo da frente, e até mesmo nas laterais, fazendo a correção automática da direção no caso de avançar a faixa.
Outro ponto positivo é o silêncio da cabine, mesmo com o motor a combustão acionado. Fruto do trabalho da GWM em relação à excelência na montagem do veículo, em especial no isolamento das estruturas e na fixação das peças, como constatou recentemente o especialista em mecânica automotiva, Fábio Fukuda, que desmontou um Haval H6 inteiro.
Vale destacar ainda o sistema de resfriamento dos bancos dianteiros, recurso muito bem-vindo em dias de calor típico do Brasil.
Conectividade e segurança
Pelo painel com tela LCD de 12,3 polegadas, o motorista consegue configurar o carro de acordo com suas preferências, tanto no modo de condução (Normal, Eco ou Sport), como na recuperação de energia. Há ainda opções para regular o conforto da cabine, como climatização ou luzes, e ainda o auxílio para as manobras, com as câmeras 360º.
O carro também se conecta pelo Apple Car Play ou Android Auto, facilitando a navegação ou mesmo as mensagens instantâneas. O sistema de alto-falantes é bom, o que estabelece boa comunicação entre os interlocutores nas chamadas telefônicas.
A maior dificuldade é navegar entre as telas, especialmente quando o motorista ainda não tem intimidade com tantos recursos. É preciso estudar e praticar mais vezes com o carro parado antes de tentar mudar do sistema Apple/Android para o sistema do carro ou vice-versa para não desviar a atenção do trânsito. O mesmo vale para os comandos por voz, previamente programados.
No quesito segurança, o carro tem freios com sistema de prioridade, ou seja, que permite frenagem mesmo com o acelerador pressionado. Além disso, tem frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades, algo bastante usado em congestionamentos, oferecendo maior conforto ao motorista.
O Haval H6 vem com seis airbags, sendo dois frontais, dois frontais laterais e mais as cortinas que cobrem os bancos dianteiros e traseiros, sistema de fixação de cadeira infantil Isofix, e reconhecimento do uso do cinto de segurança de todos os ocupantes, entre outros pontos.
Avaliação
O Haval H6 HEV é uma excelente opção para quem busca um SUV de qualidade, com tecnologia embarcada de última geração e baixo consumo de combustível, graças à combinação do motor a combustão com o conjunto elétrico.
Na comparação com os rivais diretos, como Jeep Compass, VW Taos e Toyota Corolla Cross XRX, o carro da montadora chinesa traz soluções interessantes, batendo os adversários em potência, espaço interno e capacidade de carga do porta-malas (560 litros), entre outros itens. Vale o investimento.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.