Canal VE

22 de novembro de 2024

ZF fornecerá peças para ônibus elétrico brasileiro da Marcopolo

Ônibus elétrico prata da Marcopolo, o Attivi Integral

A parceria entre ZF e Marcopolo é específico para o modelo Attivi Integral. Foto: Divulgação/Marcopolo

A ZF, fabricante de peças automotivas alemã, anunciou um acordo com a Marcopolo para o fornecimento de material para a produção do ônibus elétrico da marca aqui no Brasil. 

O modelo que receberá as peças é o Attivi Integral, que foi anunciado em 2021 e começou a ser produzido no segundo semestre de 2022. Esse ônibus, inclusive, já passou por testes em algumas cidades do Brasil e deve ser implementado em frotas de grandes cidades do país.

“Há perspectivas positivas de volume de fornecimento desses produtos, uma vez que algumas prefeituras ao redor do país têm adotado políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes, o que inclui a exigência ou incentivo à circulação de ônibus elétricos nas cidades”, explica Silvio Furtado, vice-presidente de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na ZF América do Sul.

Ônibus elétrico da Marcopolo atrás de uma fonte com flores em volta
A parceria entre as empresas vai de acordo com a expectativa de implementação dos veículos em diversas cidades do Brasil. Foto: Divulgação/Marcopolo

Compressor e amortecedor são os destaques

Um dos produtos que a ZF vai enviar para a Marcopolo é o E-comp, compressor exclusivo para veículos elétricos

De acordo com a empresa, o E-comp é um equipamento que proporciona a utilização ideal do trem-de-força elétrico, favorecendo a emissão de um ar mais limpo, graças à menor circulação de óleo no sistema. Além disso, desliga automaticamente para economizar energia quando o ar não é necessário. O conjunto é formado por um compressor, motor elétrico e bomba de óleo.

“Em resumo, o compressor de ar elétrico desempenha um papel fundamental no sistema de freio, suspensão e operação dos acessórios internos de um ônibus elétrico, garantindo segurança, conforto e o funcionamento adequado do veículo”, explica Silvio Furtado.

Outra peça da empresa alemã que estará no Avitti Integral é o amortecedor Air Spring, que apesar de não ter sido produzido especificamente para veículos pesados elétricos, gera grande conforto.

Os amortecedores conseguem ler mecanicamente o tipo de estrada que o veículo está percorrendo e, assim, oferece maior estabilidade e segurança para o veículo. Trata-se de um produto utilizado em caminhões pesados e ônibus top de linha, em que o conforto se torna item fundamental para melhorar a produtividade da operação. Os amortecedores são aplicados entre o chassi e a cabine e também entre o chassi e os eixos.

Ônibus elétrico da Marcopolo andando na rua com prédios ao fundo
Como destaque, a ZF fornecerá o compressor E-comp e o amortecedor Air Spring. Foto: Divulgação/Marcopolo

Ler o Anterior

Electrolux inicia transportes com caminhão movido a energia solar

Ler o Próximo

Governo chinês autoriza, e Xiaomi deve iniciar a produção de VEs

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular