A parceria entre ZF e Marcopolo é específico para o modelo Attivi Integral. Foto: Divulgação/Marcopolo
A ZF, fabricante de peças automotivas alemã, anunciou um acordo com a Marcopolo para o fornecimento de material para a produção do ônibus elétrico da marca aqui no Brasil.
O modelo que receberá as peças é o Attivi Integral, que foi anunciado em 2021 e começou a ser produzido no segundo semestre de 2022. Esse ônibus, inclusive, já passou por testes em algumas cidades do Brasil e deve ser implementado em frotas de grandes cidades do país.
“Há perspectivas positivas de volume de fornecimento desses produtos, uma vez que algumas prefeituras ao redor do país têm adotado políticas de incentivo à mobilidade sustentável e à redução da emissão de poluentes, o que inclui a exigência ou incentivo à circulação de ônibus elétricos nas cidades”, explica Silvio Furtado, vice-presidente de soluções para veículos comerciais e tecnologia industrial na ZF América do Sul.
Compressor e amortecedor são os destaques
Um dos produtos que a ZF vai enviar para a Marcopolo é o E-comp, compressor exclusivo para veículos elétricos.
De acordo com a empresa, o E-comp é um equipamento que proporciona a utilização ideal do trem-de-força elétrico, favorecendo a emissão de um ar mais limpo, graças à menor circulação de óleo no sistema. Além disso, desliga automaticamente para economizar energia quando o ar não é necessário. O conjunto é formado por um compressor, motor elétrico e bomba de óleo.
“Em resumo, o compressor de ar elétrico desempenha um papel fundamental no sistema de freio, suspensão e operação dos acessórios internos de um ônibus elétrico, garantindo segurança, conforto e o funcionamento adequado do veículo”, explica Silvio Furtado.
Outra peça da empresa alemã que estará no Avitti Integral é o amortecedor Air Spring, que apesar de não ter sido produzido especificamente para veículos pesados elétricos, gera grande conforto.
Os amortecedores conseguem ler mecanicamente o tipo de estrada que o veículo está percorrendo e, assim, oferece maior estabilidade e segurança para o veículo. Trata-se de um produto utilizado em caminhões pesados e ônibus top de linha, em que o conforto se torna item fundamental para melhorar a produtividade da operação. Os amortecedores são aplicados entre o chassi e a cabine e também entre o chassi e os eixos.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.