Canal VE

20 de julho de 2024

Electrolux inicia transportes com caminhão movido a energia solar

Caminhão elétrico com placa fotovoltaica

além de utilizar o sistema elétrico, o caminhão possui uma placa fotovoltaica de 400 W de potência. Foto: Divulgação/Electrolux

A Electrolux começou a utilizar um caminhão elétrico com painel fotovoltaico para auxiliar em sua logística. O caminhão desenvolvido pela empresa brasileira Hitech Electric, além de utilizar o sistema elétrico, possui uma placa fotovoltaica de 400 W de potência para auxiliar no consumo energético e na recarga.

“Constantemente, estamos em busca das melhores soluções sustentáveis. E o uso de um veículo movido a energia solar vai ao encontro de nossos compromissos públicos em sustentabilidade, que é o de atingir a neutralidade climática nas operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2050”, destaca Fernando Keske, diretor de sustentabilidade em operações para o Electrolux Group América Latina.

A expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais, e isso representará uma redução de 18,75 toneladas de CO2 anuais.

O caminhão com energia solar começou a rodar neste mês de julho, e mais dois serão incorporados à frota nos próximos meses. Além disso, o grupo Electrolux conta com sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e de Curitiba.

Sobre o caminhão

Esse tipo de caminhão possui uma bateria WEG, LFP (lítio, ferro e fosfato) – 15,7kWh e 31,4kWh (opção de 1 ou 2 packs). O caminhão elétrico já vem com carregador embarcado no produto, para ser plugado em tomada comum 110 ou 220V. O tempo de recarga médio, caso utilizado em tomadas 220V, é de 5h para atingir a carga completa.

O veículo possui autonomia de até 280 km. Quando exposto à luz solar, por cerca de 10h a 12h, ganha 20% a mais de autonomia, já que é equipado também com uma placa fotovoltaica de 400W de potência.

Ler o Anterior

Lamborghini divulga seu primeiro carro elétrico que chega em 2028

Ler o Próximo

ZF fornecerá peças para ônibus elétrico brasileiro da Marcopolo

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular