Alguns países já testam esse tipo de tecnologia em suas rodovias. Foto: Divulgação.
Os projetos de carregamento por indução nas rodovias ganharam mais um país disposto a entrar nesses testes. A França escolheu uma estrada ao sudoeste de Paris para receber um “produto de próxima geração” dos carregamentos por indução. Isso é o que garante a empresa responsável pelo projeto, a israelense Electreon.
Esse novo produto, citado pela empresa, ainda não possui tantos detalhes, mas, de acordo com a mesma, trata-se de maior capacidade de transferência energética, software para monitoramento de recarga em tempo real e arquitetura robusta, projetada para grande fluxo de veículos elétricos.
O princípio é o mesmo dos testados em outros países: as baterias dos veículos elétricos são equipadas com um receptor de carga por indução e carregadas à medida em que passam pela estrutura na estrada.
A empresa, que é especializada em carregamento indutivo de veículos elétricos em movimento, deverá, para uma primeira etapa do projeto, realizar testes com frotas comerciais durante o seu deslocamento. Neste primeiro momento, será implementada a estrutura em 2 km de rodovia francesa.
Como projeto final, a companhia pretende instalar o carregamento por indução em todas as principais rodovias francesas. O objetivo é descarbonizar o transporte de passageiros e cargas e apoiar todos os tipos de veículos elétricos.
Cabe ressaltar que a Electreon já está à frente de alguns projetos relacionados a carregamentos por indução em rodovias nos Estados Unidos, Itália, Alemanha e Suécia.
Tecnologia do futuro (ou presente)
A França não é o único país que está se movimentando para adaptar suas estradas com esse tipo de carregamento, e nem a Electreon é a única empresa envolvida com essa tecnologia.
No estado da Florida, nos Estados Unidos, a empresa norueguesa ENRX já divulgou um projeto para a instalação da “Rodovia do futuro” em 1,6 km na Rodovia Estadual 516, próxima a Orlando. Esse projeto teve mais detalhes divulgados, como a potência do carregador (200 kW).
Outro país que já se movimenta com relação aos carregamentos por indução é a Suécia. O país já selecionou a estrada que liga as cidades de Hallsberg e Örebro para receber os testes com esse modelo de recarga. O projeto sueco ainda está em fase de planejamento, com estimativa de instalação para 2025.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.