Canal VE

24 de abril de 2024

Após vencer em Roma, Dennis fica perto do título na Fórmula E

Piloto Jake Dennis estoura a champanhe no pódio

Jake Dennis, da Avalanche Andretti, comemora vitória no E-Prix de Roma. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Em um final de semana eletrizante, com duas corridas memoráveis nas ruas de Roma, o britânico Jake Dennis ficou mais próximo do título da 9ª temporada da Fórmula E após vencer a etapa de domingo, 16 de julho de 2023, e ver seus concorrentes diretos se envolverem em um acidente espetacular no E-Prix. 

Agora, o piloto da equipe Avalanche Andretti soma 195 pontos no campeonato, 24 a mais que o neozelandês Nick Cassidy, da Envision, faltando duas etapas para o fim da temporada, em rodada dupla que acontecerá em Londres, nos dias 29 e 30 de julho de 2023. Outro neozelandês na disputa pelo título, Mitch Evans, da Jaguar, tem 151 pontos no total e ocupa a terceira posição no campeonato.

Carros da Fórmula E passam em frente a obelisco em Roma
Fórmula E teve rodada dupla nas ruas de Roma. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Emoção de sobra

Evans, aliás, foi um dos principais protagonistas do fim de semana em Roma. Ele venceu o E-Prix realizado no sábado, seguido por Cassidy e pelo alemão Maximilian Gunther, da Maserati. 

No domingo, porém, ele perdeu a freada na curva 7 e acertou em cheio o compatriota Nick Cassidy na disputa pela segunda posição. O acidente foi tão impressionante que a Jaguar de Evans passou por cima da Envision do adversário, deixando avarias na parte superior. 

O piloto da Jaguar tentou seguir na corrida, mas os danos em seu carro o impediram de continuar. Já Cassidy caiu para a última posição na corrida após o acidente, e, mesmo demonstrando muita superação, cruzou a linha de chegada apenas na 14ª posição, fora da zona dos pontos.

Melhor para Jake Dennis, quarto colocado na prova de sábado, que permaneceu na liderança para vencer a etapa e abrir vantagem na classificação. A vitória aliás, foi marcada pelo Grand Slam, já que, além de subir ao degrau mais alto do pódio, ainda fez a pole position e a volta mais rápida da corrida. Norman Nato, da Nissan, e Sam Bird, da Jaguar, completaram o pódio.

Foi a segunda vitória de Jake Dennis na temporada. O piloto britânico havia vencido na Cidade do México, ainda na primeira etapa da nona temporada. O resultado em Roma, e a vantagem na liderança do campeonato, premiam a regularidade do piloto da Avalanche Andretti no ano, já que ele subiu ao pódio outras sete vezes (seis delas na segunda posição).

Jake Dennis, em carro vermelho, faz a curva para a esquerda, seguido pelos demais pilotos
Jake Dennis lidera o pelotão para vencer a 14ª etapa da temporada, em Roma. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Acidentes e segurança

Os carros da Fórmula E ganharam uma atualização para a 9ª temporada da categoria. O Gen3, como é chamado o monoposto, é o carro mais rápido, mais leve, mais potente e mais eficiente, além de ser o mais sustentável da história do automobilismo. Porém, no fim de semana em Roma, os carros também mostraram um elevado nível de segurança para os pilotos. 

Antes do acidente envolvendo Mitch Evans e Nick Cassidy no domingo, em que um carro passou por cima do outro, o público de Roma ficou aflito com a pancada envolvendo diversos carros no sábado. 

Sam Bird, da Jaguar, perdeu a traseira do carro em um trecho de aceleração na pista e bateu no muro de proteção. Sébastien Buemi, da Envision, não conseguiu desviar e colidiu com a traseira da Jaguar. Mais atrás no pelotão, Edoardo Mortara, da Maserati, ainda acertou em cheio o carro de Bird, enquanto outros carros tiveram impactos mais leves. Felizmente, ninguém se machucou gravemente, e a corrida recomeçou depois com 14 carros.

Safety Car anda por circuito de rua montado em Roma à frente dos carros da Fórmula E
Safety Car teve trabalho nas duas etapas disputadas em Roma. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Decisão em Londres

Se antes das duas etapas em Roma os pilotos na disputa pelo título estavam separados por apenas um ponto de diferença, agora o título aparenta estar nas mãos de Jake Dennis. Mas, como na Fórmula E tudo pode acontecer, é bom ficar de olho nas últimas etapas. 

A rodada dupla está marcada para o fim de semana dos dias 29 e 30 de julho, em Londres, na Inglaterra. O circuito tem uma particularidade que chama a atenção do mundo do automobilismo: a pista indoor.

O traçado passa por dentro e por fora de um centro de exposições no centro histórico de Royal Docklands. Isso só é possível em uma corrida de alto nível graças à natureza livre de emissões dos carros e à ausência de ruídos dos motores. Um atrativo a mais para o público.

Público cerca pilotos e equipes durante cerimônia de premiação em Roma
Público compareceu em peso para prestigiar a rodada dupla da Fórmula E em Roma. Foto: Divulgação/Fórmula E.

Ler o Anterior

Estudo da IEA vê caminho certo e boa projeção para carros elétricos

Ler o Próximo

Rodovia francesa receberá pista de carregamento por indução

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular