Planos de assinatura de veículos podem variar de 12 a 48 meses. Foto: Envato/Elements.
As vendas de novos veículos de qualquer propulsão no Brasil registraram queda de 18,7% em abril de 2023 na comparação com o mês anterior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O aumento das taxas de juros para financiamentos, a restrição de crédito e a queda do poder de compra dos consumidores são apontados como os principais fatores para a retração nas vendas. No caso dos veículos híbridos ou elétricos, os altos preços praticados no mercado também se transformam em uma barreira para novos consumidores.
Diante deste cenário, a locação de carro por assinatura vem ganhando destaque no mercado automotivo brasileiro, sendo a solução para quem deseja rodar com um carro zero quilômetro sem precisar arcar com altos custos de impostos, seguro, documentação e manutenção, mesmo para veículos eletrificados.
Para fortalecer ainda mais esse setor, a For You Fleet, empresa focada em mobilidade e que promove soluções em locação de veículos por assinatura para pessoas físicas e a terceirização de frotas executivas para empresas, colocou em prática a política de cashback.
Assim, o interessado na assinatura do veículo novo pode oferecer um carro usado para abater o valor da mensalidade do aluguel. Os contratos de assinatura podem variar de 12 a 48 meses, e todos os custos estão incluídos nas prestações.
Opção para enfrentar desvalorização
De acordo com André Campos, CEO da For You Fleet, o serviço surgiu após a empresa entender que uma das maiores dores que o dono de um veículo possui, é quando ele precisa se desfazer do bem.
“Geralmente, o cliente tem muita dificuldade de se desfazer do seu veículo atual, e com isso, acaba entregando na concessionária como base de troca por outro veículo, assumindo uma desvalorização de no mínimo 20% abaixo do valor de mercado, ou arriscando vender diretamente através das plataformas digitais, tendo que gerenciar todo o processo de venda e eventuais riscos de segurança e golpes de estelionato”, destaca.
Segundo o empresário, o cashback é uma vantagem que traz praticidade e segurança para o motorista que deseja trocar de carro, já que o valor do veículo é abatido no contrato de locação.
“Por meio de fornecedores homologados, nós temos uma solução benéfica para o motorista obter um preço justo no carro que está à venda, no qual podemos abater 100% do valor do veículo no contrato. Se o cliente preferir, fazemos o abatimento de 50% e os outros 50% nós devolvemos em dinheiro na conta dele”, explica Campos, ressaltando que é possível utilizar o cashback proveniente de um carro a combustão na assinatura de um veículo híbrido ou elétrico.
“Temos um cliente que alugou um Corolla XEI, híbrido, e, como parte de pagamento, negociou o seu veículo seminovo no valor de R$ 48.000. Este cliente optou pelo cashback, recebendo R$ 24.000 em sua conta, e a diferença foi abatida das mensalidades até o final do contrato, sem ter que se preocupar com nada”, disse.
Locação por assinatura ou aluguel de veículos?
Embora pareçam a mesma coisa, é importante destacar que a locação por assinatura é diferente de alugar um carro. “Quem opta por assinar um veículo tem a vantagem de ter sempre um carro zero km em mãos. Outra diferença é o prazo do contrato. Enquanto uma locação comum costuma durar um ou alguns dias, a assinatura de um veículo pode durar até 48 meses, além da opção de trocar de veículo após um ano”, ressalta.
Além disso, a assinatura de um veículo é mais rentável do que a compra. “O aluguel de um carro custa em média 40% mais barato do que um financiamento e 15% do que a compra em dinheiro vivo”, explica o empresário, que afirma estar colhendo bons resultados com a política do cashback de sua empresa.
“O cashback cresce progressivamente, especialmente nos últimos seis meses, e essa é uma iniciativa bastante vantajosa e ainda pouco frequente no segmento, em um mercado que tem se firmado na visão dos brasileiros, e que apresenta enorme potencial de crescimento”, diz.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.