Canal VE

24 de abril de 2024

Santa Catarina recebe o oitavo carregador rápido da Volvo

Carro elétrico azul estacionado e carregando no ponto de recarga da Volvo

O projeto, com a instalação dos 28 pontos, prevê a cobertura de 10 mil km de estradas, em sete estados. Foto: Divulgação/Volvo

Motoristas de carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) agora podem aproveitar, de maneira gratuita, o eletroposto localizado na cidade de Itajaí (SC). O ponto de recarga rápida da cidade é o primeiro da Volvo no estado.

A instalação faz parte do projeto da marca sueca de ampliar a infraestrutura de recarga no Brasil. Para essa instalação e administração, a Volvo firmou parceria com a empresa de estrutura de recarga Zletric

“Tivemos agora no mês de abril a The Ocean Race em Itajaí, um evento náutico em que a Volvo é a principal parceira há muitos anos. E nada como deixar um grande legado para a cidade trazendo a eletrificação e facilitando a viagem de milhares de pessoas não só pela região que é extremamente turística, mas um ponto estratégico de ligação entre os estados. Encontramos na Zletric, um player bastante estratégico, por operar a maior rede de serviço de recarga do país, além da Weg, outro importante player local, para o fornecimento do equipamento deste e dos próximos eletropostos”, disse Marcelo Godoy, diretor de Finanças Volvo Cars América Latina e de Operação de Infraestrutura de Carregamento Brasil.

Um carro branco e um azul estacionados em pontos de recarga
A instalação em Itajaí (SC) contempla a segunda parte de projeto da Volvo. Foto: Divulgação/Volvo

Corredores elétricos nas rodovias

Este é o oitavo eletroposto rápido instalado pela Volvo no Brasil, no projeto para a criação de corredores elétricos em rodovias, dividido em duas partes: a primeira, iniciada em 2022, prevê a instalação de 13 pontos de recarga, e a segunda, recém-lançada, conta com a instalação de mais 15

Na primeira parte do plano, os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná foram os escolhidos para receber os eletropostos da marca. Essa etapa ainda não foi concluída. O plano é finalizar até o final do primeiro semestre de 2023.

A segunda etapa, anunciada em março de 2023, prevê a instalação de mais 15 eletropostos, atendendo os estados de Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Rio de Janeiro. O projeto, com a instalação dos 28 pontos, prevê a cobertura de 10 mil km de estradas, em sete estados. O eletroposto de Itajaí já contempla a segunda etapa no plano da marca.

Dois carros parados na frente de um posto de recarga da Volvo
Esse eletroposto é o oitavo da Volvo, e o primeiro em Santa Catarina. Foto: Divulgação/Volvo

Infraestrutura de recarga no Brasil

De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), o Brasil conta com cerca de 3 mil eletropostos públicos e semi públicos, sem contar os de uso privado das concessionárias. 

Para acelerar esse processo, que já vem em uma crescente, montadoras e empresas privadas estão tomando a frente no objetivo de desenvolver a infraestrutura para carros elétricos no país. Exemplos como esse investimento da Volvo estão se tornando cada vez mais comuns.

Ler o Anterior

Assinatura de carro elétrico tem até cashback para atrair clientes

Ler o Próximo

Mercedes adia metas previstas para vendas de carros elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular