A venda de carros elétricos já superou a marca de 10 milhões de unidades no mundo. Foto: Envato/Elements
De acordo com o estudo realizado pela IEA (Agência Internacional de Energia), as vendas de carros elétricos estão crescendo de forma exponencial, batendo recordes ano após ano.
O número de veículos eletrificados já representa 14% das vendas de carros em todo o mundo. Esses valores representam o equivalente a mais de
10 milhões de unidades comercializadas. O relatório completo, em inglês, pode ser conferido aqui.A projeção de vendas para o ano de 2023 é de 14 milhões de veículos elétricos, o que pode representar 35% de aumento, com relação ao ano anterior. Pensando no mercado de carros em geral, esse crescimento deve representar 18% de vendas.
O mercado é amplamente dominado pela China, que lidera com 60% das vendas de VEs no mundo. Os chineses são seguidos por toda a Europa, que apresentou um aumento de 35%, com relação a 2021. A terceira posição fica com os Estados Unidos, que obteve uma expansão de mercado na casa de 55%, em 2022, atingindo uma participação de vendas de 8% dos carros elétricos no mundo.
Mercados emergentes
A venda de carros elétricos, fora desses mercados caracterizados como os principais, normalmente é pequena. Além dos países já citados, a pesquisa aponta alguns mercados que podem estar presentes nesse “eixo”, como por exemplo Índia, Tailândia e Indonésia. Esses países apresentaram um grande crescimento de vendas no ano de 2022, alcançando a marca de 80 mil veículos vendidos, mais que o triplo do registrado no ano anterior.
A Tailândia lidera esse trio emergente, com uma participação de 3% no total de carros vendidos. Enquanto Índia e Indonésia possuem uma participação de 1,5% no mercado mundial.
E o Brasil?
No estudo da IEA, o Brasil é citado apenas na metade do relatório, como um país que apresentou medidas para a isenção de impostos.
No entanto, especialistas avaliam que o Brasil é um país com potencial de crescimento no mercado da eletromobilidade, com base nas vendas de veículos eletrificados dos últimos meses.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.
One Comment
boa informação ,eu penso que o brasil, vai demorar um pouco pois nossa classe social, em poder Requsitivo e muito desigual. se o governo passar um ensentivo, pode degola mais sedo.