O projeto servirá também para estudo e o desenvolvimento de carregadores sem fio. Foto: Divulgação/UFMS
Motoristas de carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) em trânsito em Campo Grande (MS) agora podem utilizar um carregador público de carga rápida na cidade. O eletroposto, com potência nominal de 95 kW, está localizado na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e é o primeiro do tipo no estado.
A iniciativa é uma parceria entre a universidade, o Detran-MS, a Aneel e empresas relacionadas ao setor energético. A proposta se alinha com o plano do governo local de, em breve, tornar-se um estado neutro na emissão de carbono.
Um ponto fundamental do projeto é que a estrutura será utilizada para estudos e desenvolvimentos de novas tecnologias para recarga de veículos elétricos no futuro. “Estamos desenvolvendo em laboratório um eletroposto teste, para carregamento sem fio”, conta o coordenador do projeto, Ruben Barros Godoy.
No Brasil, a falta de infraestrutura de recarga é um dos maiores empecilhos para o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Segundo estimativas da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), no primeiro trimestre de 2023, o país tinha pouco mais de 3 mil carregadores elétricos. A estimativa da associação é de que, em até três anos, haja pelo menos 10 mil pontos de recarga em todo o país.
Iniciativa pioneira no Estado
O governo do Estado do Mato Grosso do Sul está buscando formas de se tornar neutro nas emissões de carbono. Visando atingir essa meta, o poder público apoiou a instalação desse eletroposto de recarga rápida, dentro da UFMS.
A instalação contará também com posto para recarga de bicicletas elétricas. Para utilizar os carregadores e retirar as bicicletas, será necessário a realização de um cadastro no aplicativo da Ezbike. Todos os serviços serão gratuitos.
Até o lançamento desse projeto, que ocorreu no dia 24 de abril de 2023, o estado não contava com nenhum eletroposto de carregamento rápido. Antes, Campo Grande contava com 11 estações de recarga públicas e semi públicas de carga lenta para veículos elétricos e híbridos plug-in.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.