Canal VE

18 de maio de 2024

Siemens lança dois carregadores para veículos elétricos no Brasil

Imagem mostra carregador rápido da Siemens, com carro próximo a ele

Carregador Siemens SiCharge-D oferece carga rápida em corrente contínua. Foto: Divulgação/Siemens.

A Siemens ampliou a oferta de carregadores para veículos elétricos no Brasil, com a chegada de dois novos equipamentos: o Sicharge-D, de carga rápida, e o VersiCharge, destinado a residências e estabelecimentos comerciais.

De acordo com a empresa, são soluções eficientes, com facilidade de uso para o usuário e que garantem custo-benefício a longo prazo, além de contribuírem para a descarbonização do planeta.

 

Carregamento em 20 minutos

O Sicharge-D é um carregador ultrarrápido, ideal para instalações de eletropostos em rodovias, e que tem potências entre 160 kW e 300 kW

O comunicado da empresa informa que o diferencial é o cabo de carregamento, que suporta 400 amperes de pico. Isso significa um carregamento real em 150kW para diversos modelos de veículos elétricos disponíveis no Brasil. Assim, a recarga de 20% a 80% pode ser realizada em cerca de 20 minutos, dependendo do veículo, facilitando a vida do motorista em viagem.

Os carregadores Sicharge-D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade. 

A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para uso de até cinco carros simultaneamente. O equipamento ainda oferece uma tela sensível ao toque de 24”, para melhorar a experiência do usuário.

Gráfico mostra funcionalidades do equipamento
Funcionalidades do Siemens SiCharge-D. Arte: Divulgação/Siemens.

 

Duas versões para uso urbano

O segundo lançamento da Siemens é o carregador VersiCharge, que chega em duas versões, de 7kW e 22kW. O modelo já está em operação desde o ano passado nas unidades da empresa em São Paulo e Jundiaí para o carregamento da frota elétrica da companhia. Agora, será comercializado para residências, estabelecimentos comerciais e estacionamentos.

Com design elegante, o equipamento pode ser instalado em colunas ou na parede. O usuário também irá dispor de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Com o software integrado, é possível monitorar completamente até 10 carregadores, de acordo com a empresa.

Mão de homem segura cabo de conexão em totem do carregador VersiCharge
Carregador Siemens VersiCharge tem aplicação em residências e estabelecimentos comerciais. Foto: Divulgação/Siemens.

Projetos para o futuro

A Siemens informa que tem trabalhado atualmente em projetos para desenvolvimento do conceito de Megacharge, carregamento em até 3,2MW de potência para veículos pesados. De acordo com a empresa, a tecnologia inovadora poderá habilitar o uso em aplicações de longa distância. 

A companhia também está desenvolvendo, em conjunto com a Witricity, soluções de carregamento sem fio, de maneira a aumentar consideravelmente a conveniência do processo de carregamento para o usuário final. A Siemens, no entanto, não estipulou prazo para os dois novos projetos.

Ler o Anterior

Universidades paulistas testam projetos de mobilidade elétrica

Ler o Próximo

MS inaugura primeira estação de recarga rápida de carros elétricos

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular