Canal VE

20 de julho de 2024

MS inaugura primeira estação de recarga rápida de carros elétricos

Carro estacionado no posto de carregamento da UFMS

O projeto servirá também para estudo e o desenvolvimento de carregadores sem fio. Foto: Divulgação/UFMS

Motoristas de carros elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) em trânsito em Campo Grande (MS) agora podem utilizar um carregador público de carga rápida na cidade. O eletroposto, com potência nominal de 95 kW, está localizado na Cidade Universitária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e é o primeiro do tipo no estado.

A iniciativa é uma parceria entre a universidade, o Detran-MS, a Aneel e empresas relacionadas ao setor energético. A proposta se alinha com o plano do governo local de, em breve, tornar-se um estado neutro na emissão de carbono.

Um ponto fundamental do projeto é que a estrutura será utilizada para estudos e desenvolvimentos de novas tecnologias para recarga de veículos elétricos no futuro. “Estamos desenvolvendo em laboratório um eletroposto teste, para carregamento sem fio”, conta o coordenador do projeto, Ruben Barros Godoy.

No Brasil, a falta de infraestrutura de recarga é um dos maiores empecilhos para o desenvolvimento da mobilidade elétrica. Segundo estimativas da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), no primeiro trimestre de 2023, o país tinha pouco mais de 3 mil carregadores elétricos. A estimativa da associação é de que, em até três anos, haja pelo menos 10 mil pontos de recarga em todo o país. 

Carro elétrico sendo recarregado em eletroposto
O ponto de recarga, com potência nominal de 95kW, é o primeiro de carga rápida do estado. Foto: Divulgação/UFMS

Iniciativa pioneira no Estado

O governo do Estado do Mato Grosso do Sul está buscando formas de se tornar neutro nas emissões de carbono. Visando atingir essa meta, o poder público apoiou a instalação desse eletroposto de recarga rápida, dentro da UFMS. 

A instalação contará também com posto para recarga de bicicletas elétricas. Para utilizar os carregadores e retirar as bicicletas, será necessário a realização de um cadastro no aplicativo da Ezbike. Todos os serviços serão gratuitos.

Até o lançamento desse projeto, que ocorreu no dia 24 de abril de 2023, o estado não contava com nenhum eletroposto de carregamento rápido. Antes, Campo Grande contava com 11 estações de recarga públicas e semi públicas de carga lenta para veículos elétricos e híbridos plug-in.

Bicicletas elétricas paradas no ponto de recarga
O projeto, além de um ponto de recarga para veículos, contará com bicicletas elétricas. Foto: Divulgação/UFMS

Ler o Anterior

Siemens lança dois carregadores para veículos elétricos no Brasil

Ler o Próximo

GWM confirma produção de dois híbridos no Brasil a partir de 2024

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular