O EX30 tem previsão para chegar no Brasil em 2024. Foto: Divulgação/Volvo
A Volvo divulgou seu novo SUV compacto 100% elétrico na sede de Milão, na Itália. O EX30 é o menor da categoria já lançado em toda a história da marca. O carro tem previsão para desembarcar no Brasil em 2024.
“O EX30 totalmente elétrico pode ser nosso menor SUV, mas é um grande negócio para nossos clientes e um grande negócio para nós como empresa”, disse Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.
O EX30 permitirá que os clientes escolham a bateria que mais se adapta à sua rotina. O modelo com bateria LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio, é mais econômico e consome menos recursos na sua produção, o que significa que é a melhor opção se você não precisar de alcance muito longo. Esta variação fornece 51 kWh (272 cv), com aceleração de 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.
Já a versão com bateria NMC, que possui lítio, níquel, manganês e cobalto, tem motor único e alcance estendido, e oferece uma autonomia de até 480 km, de acordo com o ciclo de condução WLTP. Com essa versão de 69 kWh (272 hp), o 0 a 100 km/h é alcançado em 5,3 segundos. Já a recarga da bateria é rápida, podendo ir de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos.
O EX30 é o quarto modelo totalmente elétrico da Volvo, que já possui o EX90, XC40 e C40 — os dois últimos já disponíveis no Brasil.
Novo modelo de entrada
O EX30 vai ser o modelo mais barato da linha de eletrificados da Volvo. O valor para o mercado brasileiro ainda não foi divulgado, mas especialistas apontam que custará abaixo dos R$ 300 mil, menos que o atual carro de entrada da marca, o XC40, que é comercializado por R$ 329.950.
“Sabemos que o preço e o custo de compra ainda são um dos maiores desafios quando as pessoas pensam em mudar para um carro elétrico. Com o Volvo EX30, pretendemos trazer mobilidade premium totalmente elétrica para um público muito mais amplo, ajudando a avançar e acelerar a transição para a eletrificação total de que nossa indústria e sociedade precisam”, ressalta Rowan.
Menor pegada de carbono
O EX30 foi projetado para ter a menor pegada de carbono de qualquer carro da Volvo até o momento e representa um passo importante para as ambições de sustentabilidade da empresa.
Ao abordar as emissões em toda a produção e ciclo de vida do Volvo EX30, a marca conseguiu reduzir a sua pegada de carbono total ao longo de 200 mil km de condução para menos de 30 toneladas, uma redução de 25% em comparação com os modelos totalmente elétricos C40 e XC40, com base na utilização de eletricidade de carregamento da União Europeia. Se considerar a matriz energética brasileira, predominantemente limpa e renovável, o número pode ser até menor.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.