Canal VE

25 de agosto de 2025

Volkswagen e Senai ampliam formação em veículos elétricos

Escola técnica passa a oferecer formação em Mecatrônica e Qualificação em Manufatura com ênfase em veículos híbridos e elétricos. Foto: Divulgação/Volkswagen

A preparação de mão de obra para a eletrificação automotiva ganhou reforço, com a inauguração do novo Senai Volkswagen, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). A escola técnica passa a oferecer formação em Mecatrônica e Qualificação em Manufatura com ênfase em veículos híbridos e elétricos, alinhando-se ao crescimento da eletrificação na indústria.

O espaço modernizado reúne laboratórios de automação, projetos mecatrônicos e tecnologia automotiva, além de recursos como equipamentos de IoT, impressoras 3D e simuladores de produção. A proposta é aproximar os alunos da realidade da manufatura avançada e preparar profissionais para atuar em um mercado em transição energética.

Segundo Ricardo Terra, diretor regional do Senai São Paulo, essa parceria, que já dura 52 anos, vem se renovando a cada ano. “Assim, garantimos que a indústria receba mão de obra altamente qualificada e que os jovens tenham acesso a uma educação de excelência, que transforma suas vidas”, diz.

Parceria na educação

A parceria entre Senai e Volkswagen já formou mais de 7 mil alunos desde 1973 e se consolidou como referência em ensino de excelência para o setor automotivo. Atualmente, quase metade dos estudantes da unidade são mulheres, mostrando também que a indústria automotiva manteve, além de avanços tecnológicos, um avanço em diversidade em um segmento tradicionalmente masculino. E agora o ensino se volta para a eletrificação.

Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, destacou o papel social da escola. “A educação transforma vidas. São aprendizados que vão além da formação técnica, é uma formação de caráter, valores e disciplina”.

Com a nova estrutura, o Senai Volkswagen se posiciona como centro de referência em inovação e eletrificação, formando técnicos que deverão ocupar espaço estratégico no futuro da mobilidade no Brasil.

Ler o Anterior

BorgWarner pode fazer reparos nas baterias de VEs no Brasil

Ler o Próximo

Chevrolet reduz R$ 90 mil no preço do Equinox EV no Brasil

Mais Popular