Objetivo da Unicoba é produzir baterias para veículos elétricos no Brasil. Foto: Reprodução.
A Unicoba, empresa de soluções em armazenamento de energia, vai entrar no ramo de mobilidade elétrica, com foco no mercado nacional. Para isso, criou a U-Move, marca que chega ao mercado para reforçar os objetivos ESG da empresa. O objetivo é produzir baterias para veículos elétricos, incluindo motos e scooters elétricas.
“Realizamos importantes investimentos para a nossa entrada no mercado de baterias elétricas para mobilidade, somos precursores na fabricação de baterias de lítio portáteis e estacionárias no Brasil”, afirma George Fernandes, CEO da Unicoba.
A empresa está atenta ao mercado, e analisando o crescimento gradativo nas vendas de veículos eletrificados. De acordo com os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o Brasil teve mais de 49 mil veículos eletrificados vendidos em 2022. Para 2023, a expectativa é de que as vendas possam atingir 70 mil unidades.
Baterias para motos
De acordo com a empresa, um dos mercados de atuação será o de motos elétricas. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram mais de 7,2 mil unidades de motos e scooters elétricas vendidas em 2022. O número pode parecer pequeno, mas reflete o crescimento do interesse da população em mobilidade elétrica, em especial sobre duas rodas.
A nova marca informa já ter parcerias firmadas com empresas do ramo para o fornecimento das baterias, mas, questionada, ainda mantém esses acordos em sigilo.
A empresa já vinha investindo em projetos verdes. No ano de 2022, por exemplo, a Unicoba investiu R$ 125 milhões nesses projetos. Já neste ano, garantiram mais R$ 20 milhões em financiamento do BNDES para aprimoramentos em sua linha de produção.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.