Canal VE

24 de junho de 2024

Toyota investe US$ 1,3 bilhão para eletrificar fábrica dos EUA

Fábrica da Toyota nos Estados Unidos

Fábrica da Toyota em Kentucky produzirá um novo SUV elétrico de sete lugares. Foto: Divulgação/Toyota

A Toyota está investindo US$ 1,3 bilhão (o equivalente a R$ 6,47 bilhões) para produzir veículos elétricos em sua maior fábrica dos Estados Unidos, localizada no estado de Kentucky. 

De acordo com a montadora, o valor será aplicado para desenvolver e produzir um novo SUV elétrico de sete lugares. O veículo será um modelo totalmente novo e deve ter sua produção iniciada em 2025. Além disso, será instalada nesta planta uma linha de montagem de baterias

Com esse novo investimento, a montadora atingirá a marca de US$ 10 bilhões (R$ 49,7 bilhões) aplicados em desenvolvimento de suas fábricas no mercado norte-americano. 

“O anúncio de hoje reflete nosso compromisso com a eletrificação de veículos e com o reinvestimento adicional em nossas operações nos EUA”, disse Kerry Creech, presidente da Toyota Kentucky.

Fábrica da Toyota nos Estados Unidos
Além da produção do novo veículo, a fábrica de Kentucky receberá uma linha de montagem de baterias. Foto: Divulgação/Toyota

Planos de eletrificação acelerado da Toyota

Após anos com foco apenas na construção e desenvolvimento de modelos a combustão e híbridos, a Toyota busca correr atrás do tempo perdido na corrida pela eletrificação de sua frota.

Desde 2021, a Toyota afirma ter US$ 17 bilhões (R$ 84,6 bilhões) para investir em melhorias nas fábricas dos Estados Unidos, visando acelerar a eletrificação das suas instalações. Neste mesmo ano, a montadora japonesa  anunciou seu plano de lançar 30 veículos elétricos globalmente até 2030. A Toyota tem apenas um veículo elétrico disponível no mercado americano, o bZ4X.

Toyota bZX4, o único modelo da marca 100% elétrico
Toyota bZX4 é o único modelo 100% elétrico da marca disponível para venda. Foto: Divulgação/Toyota

Mercado importante e com incentivos

Além do mercado asiático, onde a Toyota é uma das líderes em venda, os Estados Unidos também representam um mercado no qual a montadora japonesa possui grande número de vendas. Segundo dados da consultoria Cox Automotive, a Toyota é a segunda montadora que mais vende nos Estados Unidos, ficando atrás apenas da General Motors.

Os investimentos da marca no mercado americano se alinham com os planos de incentivo do Governo Biden, que apoia a transição energética com a produção local de veículos e baterias.

Ao todo, os Estados Unidos planeja injetar US$ 12 bilhões (cerca de R$ 59,6 bilhões) em subsídios e empréstimos para montadoras e fornecedores automotivos atualizarem suas fábricas. Outros US$ 3,5 bilhões (aproximadamente R$ 17,4 bilhões) serão exclusivamente para apoiar fabricantes de baterias locais.

Ler o Anterior

Renault Kwid E-Tech é o primeiro elétrico abaixo de R$ 100 mil

Ler o Próximo

BMW faz anúncio do i5 elétrico durante comercial do Super Bowl

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular