Mecânico da equipe Tag Heuer Porsche recarrega carro antes de corrida. Foto: Divulgação/ABB.
Para carros excepcionais, como os da Fórmula E, os carregadores também precisam ser. E a ABB, fornecedora oficial da categoria, desenvolveu um super carregador móvel para as equipes do grid.
A fabricante trabalhou em conjunto com engenheiros do órgão regulador do automobilismo, da FIA e da própria Fórmula E para criar uma solução compacta, confiável e segura para carregar os novos carros Gen3 antes do dia da corrida e entre as sessões.
O ABB Formula E Race Charger foi projetado de forma robusta, personalizada e ergonômica que permite fácil transporte e instalação em todo o mundo, haja vista as diferenças encontradas em cada país no fornecimento de energia elétrica.
Cada carregador pode entregar uma potência máxima de 160 kW e é capaz de carregar dois veículos com 80kW de potência simultaneamente, antes da corrida. Isso permite que as equipes de corrida se beneficiem de uma capacidade de “carga dupla” de uma unidade, reduzindo significativamente a pegada do carregador e diminuindo as emissões de transporte, já que não há mais necessidade de uma unidade por carro.
Tecnologia sustentável
O ABB Formula E Race Charger apresenta a mais nova tecnologia de carregamento da empresa de origem suíça e sueca. De acordo com a fabricante, o design do equipamento adapta a tecnologia já comprovada em aplicações de carregamento de carros de rua para se adequar a um ambiente exigente de automobilismo. Ele oferece a maior confiabilidade e consistência de desempenho, onde quer que os carregadores sejam usados, de várias fontes de energia.
“Estamos muito satisfeitos em trazer nossas soluções de carregamento inovadoras para o maior estágio global de mobilidade elétrica, a Fórmula E, continuando nosso esforço para usar a série como um teste para novas tecnologias mais sustentáveis”, afirma Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility.
“Carregar os carros Gen3 nos dará valiosas informações de teste sobre como carregar em um ambiente competitivo de alto ritmo. A experiência e o conhecimento que adquirimos serão usados para melhorar continuamente os carregadores da ABB para uso de clientes e consumidores”, completa o executivo.
*Errata: O texto original continha informação errada sobre o país de origem da empresa ABB. A fabricante é suíça e sueca. O texto foi corrigido em 27/3/2023.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.