Canal VE

18 de maio de 2024

Saiba como os carros elétricos da Fórmula E são recarregados

Mecânico da equipe Porsche, usando camiseta preta, conecta carregador no carro pela parte traseira

Mecânico da equipe Tag Heuer Porsche recarrega carro antes de corrida. Foto: Divulgação/ABB.

Para carros excepcionais, como os da Fórmula E, os carregadores também precisam ser. E a ABB, fornecedora oficial da categoria, desenvolveu um super carregador móvel para as equipes do grid.

A fabricante trabalhou em conjunto com engenheiros do órgão regulador do automobilismo, da FIA e da própria Fórmula E para criar uma solução compacta, confiável e segura para carregar os novos carros Gen3 antes do dia da corrida e entre as sessões. 

Carregador da ABB é quadrado e fica quase na mesma altura dos pilotos
Os pilotos Sébastien Buemi, Lucas di Grassi e Stofffel Vandoorne e o CEO da ABB, Frank Mühlon, com o carregador. Foto: Divulgação/ABB.

O ABB Formula E Race Charger foi projetado de forma robusta, personalizada e ergonômica que permite fácil transporte e instalação em todo o mundo, haja vista as diferenças encontradas em cada país no fornecimento de energia elétrica.

Cada carregador pode entregar uma potência máxima de 160 kW e é capaz de carregar dois veículos com 80kW de potência simultaneamente, antes da corrida. Isso permite que as equipes de corrida se beneficiem de uma capacidade de “carga dupla” de uma unidade, reduzindo significativamente a pegada do carregador e diminuindo as emissões de transporte, já que não há mais necessidade de uma unidade por carro.

Tecnologia sustentável

O ABB Formula E Race Charger apresenta a mais nova tecnologia de carregamento da empresa de origem suíça e sueca. De acordo com a fabricante, o design do equipamento adapta a tecnologia já comprovada em aplicações de carregamento de carros de rua para se adequar a um ambiente exigente de automobilismo. Ele oferece a maior confiabilidade e consistência de desempenho, onde quer que os carregadores sejam usados, de várias fontes de energia.

Infográfico mostra carregador ao centro com textos explicativos nas laterais
Infográfico revela detalhes do carregador ABB Formula E Race Charger. Fonte: ABB.

“Estamos muito satisfeitos em trazer nossas soluções de carregamento inovadoras para o maior estágio global de mobilidade elétrica, a Fórmula E, continuando nosso esforço para usar a série como um teste para novas tecnologias mais sustentáveis”, afirma Frank Mühlon, CEO da ABB E-mobility. 

“Carregar os carros Gen3 nos dará valiosas informações de teste sobre como carregar em um ambiente competitivo de alto ritmo. A experiência e o conhecimento que adquirimos serão usados ​​para melhorar continuamente os carregadores da ABB para uso de clientes e consumidores”, completa o executivo.

Cabo do carregador está conectado na parte traseira do carro da Fórmula E
Carro da equipe Tag Heuer Porsche recebe recarga do equipamento da ABB. Foto: Divulgação/ABB.

 

*Errata: O texto original continha informação errada sobre o país de origem da empresa ABB. A fabricante é suíça e sueca. O texto foi corrigido em 27/3/2023.

Ler o Anterior

Tecnologia da Fórmula E está presente nas ruas, diz executivo

Ler o Próximo

Mitch Evans vence E-Prix de São Paulo em final eletrizante

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular