Prolongar a vida de um veículo elétrico ajuda a diminuir os problemas futuros. Foto: Divulgação/Freepik.
O mercado de veículos elétricos está em constante crescimento. Embora ainda não tenha alcançado o mesmo patamar dos veículos a combustão, já é possível ver um número significativo de modelos elétricos nas ruas.
Apesar de serem veículos “comuns”, sem a necessidade de uma especialização por parte dos motoristas para conduzi-los, eles exigem cuidados específicos para otimizar o desempenho da bateria e prolongar sua vida útil. Para garantir a longevidade dos veículos elétricos, alguns aspectos merecem atenção especial dos condutores.
Pensando nisso, a Arval, empresa especializada em soluções de mobilidade do Grupo BNP Paribas, lançou o Guia para Condutores de Carros Elétricos. Esse guia é dividido em três tópicos principais: Especificações (informações gerais sobre a bateria), Carregamento e Condução. Abaixo, você confere algumas dicas essenciais.
Carregamento do carro elétrico
Alguns aspectos relacionados à recarga dos veículos elétricos podem parecer difíceis num primeiro momento para os novos condutores, mas se tornam simples com o passar do tempo e a experiência dos usuários. Vamos a eles:
Velocidade de carregamento
O tempo de carregamento do veículo tem muitas variáveis. Isso depende da capacidade da bateria do veículo, do estado da carga da bateria no início da recarga, da potência do ponto de carregamento, da capacidade do carregador de bordo e da temperatura ambiente. Por isso, para determinar o tempo de carregamento, é preciso analisar cada situação.
A escolha dector irá depender do tipo de corrente elétrica usada:
O carregamento lento (nível 1): usa conector do tipo A (20 A). É indicado para ambientes domésticos ou qualquer tomada elétrica padrão. Tem potência de 2-2,5 kW e leva de 8 a 20 horas para carregar a bateria.
Recarga Moderada (nível 2): Usa conector tipo 2. A potência de carregamento mais comum é 7 kW, mas está disponível também com potências de 3,7 kW, 11 kW e 22 kW. Demora de 3 a 8 horas para carregar e está disponível em casas com estações de carregamento dedicadas, local de trabalho e em estações de carregamento públicas.
Carregamento rápido (Sistema de Carregamento Combinado – CCS): Tem 50 KW de potência e demora de 30 a 60 minutos para carregar a bateria, dependendo da sua capacidade e infraestrutura do carregamento. Disponível nas áreas de descanso das autoestradas, estações de carregamento públicas e alguns locais de trabalho.
Carregamento Ultrarrápido (CCS): Potência de 150 kW a 350 kW, carrega a bateria entre 20 a 40 minutos, dependendo da sua capacidade e da infraestrutura de carregamento. É o tipo de estação que mais cresce nas rodovias e em alguns locais de áreas urbanas.
Como preservar a autonomia e vida útil da bateria:
O nível ideal da carga é entre 20% e 80%. O tempo de carregamento aumenta significativamente abaixo de 20% e acima de 80%, especialmente com um carregador rápido.
Utilize o sistema inteligente disponível na maioria dos veículos elétricos para parar automaticamente de carregar assim que a bateria estiver 80% carregada.
De tempos em tempos, realize uma recarga completa da bateria, em carga lenta, para equilibrar seus elementos internos.
Reserve estas cargas completas para viagens mais longas. Opte por sessões de carregamento mais curtas e frequentes, em vez de sessões de carregamento longas.
Prefira o carregamento lento e reserve o carregamento rápido para viagens mais longas.
Se não utilizar o veículo durante muito tempo, carregue-o a, pelo menos 50%. Algumas características ou circunstâncias utilizam a bateria mesmo quando o veículo está desligado.
Como carregar com segurança e poupar tempo e dinheiro em casa:
Carregue sempre que possível em casa ou no escritório – tenha em mente que o carregamento público, especialmente o tipo rápido e super-rápido, é muito mais caro do que o carregamento doméstico.
Sempre que possível, carregue o veículo elétrico a partir de uma estação de carregamento dedicada, com as proteções de segurança que a norma brasileira prevê, em vez de uma tomada doméstica sem proteções; aproveite as horas fora de pico, se estiverem disponíveis no seu fornecedor de energia.
Condução
Conduzir um veículo elétrico não exige carteira de habilitação diferenciada, ou seja, qualquer motorista habilitado tem permissão para dirigir um carro elétrico. No entanto, a forma de conduzir o veículo pode ter algumas diferenças em relação aos veículos a combustão, especialmente no que se refere ao melhor proveito da eficiência energética do carro. A seguir, algumas das diferenças na forma de condução.
Como maximizar a duração da bateria:
- Adote um estilo de condução ecológica, mantenha velocidade moderada e um ritmo constante, minimize acelerações bruscas e antecipe a travagem;
- Utilize o limitador de velocidade ou o controle de velocidade de cruzeiro nas estradas e ative o modo eco na cidade;
- Utilize a recarga regenerativa (permite recuperar energia durante a desaceleração), ideal para ambientes urbanos, engarrafamentos e estradas montanhosas;
- Remova itens desnecessários do seu veículo, especialmente cargas pesadas e aquelas que afetam a aerodinâmica, como racks de teto e porta-malas externos;
- Evite deixar o seu veículo elétrico parado durante várias semanas.
Como preservar a autonomia e a vida útil da bateria em temperaturas extremas:
O desempenho do veículo elétrico é influenciado pelas condições ambientais e especialmente pela temperatura, mas pode ser gerido com medidas preventivas;
Você pode conferir mais informações no guia para condutores de carros elétricos da Arval.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Possui experiência em rádio, televisão, criação de conteúdos para site, e social media. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.