Caminhão elétrico E-Delivery, da Volkswagen, passa a ser usado para o abastecimento de aeronaves no aeroporto de Guarulhos. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
Uma parceria entre a Raízen, empresa integrada de energia licenciada da Shell, e a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vai ajudar a descarbonizar as operações em solo do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com a utilização de um caminhão 100% elétrico para o abastecimento de aeronaves.
O E-Delivery, primeiro caminhão elétrico desenvolvido e produzido no Brasil, na fábrica da VWCO em Resende (RJ), será responsável por retirar o combustível dos dutos que passam por baixo da pista do aeroporto e garantir o abastecimento das aeronaves.
O caminhão é carregado em uma estação de recarga rápida Shell Recharge, com potência de 60 kW, instalada na área de operações do aeroporto. A recarga completa do veículo acontece em pouco menos de uma hora, com energia limpa e 100% renovável fornecida pela Raízen, com certificação internacional de procedência.
O avião que inaugurou a operação de reabastecimento com o caminhão elétrico, em 20 de junho de 2023, foi um Embraer 195 da companhia Azul Linhas Aéreas. Depois, seguiu viagem para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
Testes em andamento
Embora a operação com o caminhão elétrico tenha sido apresentada oficialmente agora, a Raízen e a VWCO vêm trabalhando em conjunto há cerca de seis meses na adequação do projeto, para garantir a melhor eficiência e a máxima segurança nos procedimentos.
“Estamos muito felizes em iniciar a conversão de nossa frota nos aeroportos e poder contar com um modelo de caminhão elétrico com alto nível de segurança. Esse é um projeto piloto que, a depender dos resultados obtidos aqui, poderá ser replicado em outros aeroportos do Brasil”, disse Juliano Tamaso, vice-presidente de Supply Chain da Raízen, citando que a empresa tem operações em 70 terminais aeroportuários, com cerca de 4 mil caminhões disponíveis.
“A aviação não é fácil de descarbonizar, nós temos barreiras técnicas a superar. Mas imagina o potencial que você tem se puder eletrificar parte dessa frota de caminhões dos aeroportos. Esse é um primeiro passo”, completou Tamaso.
Experiência na pista
O Canal VE acompanhou in loco o primeiro abastecimento com o caminhão 100% elétrico em Guarulhos. Com a aeronave em solo, o caminhão servidor, como é chamado, pode fazer a aproximação e o isolamento da área. Os funcionários, devidamente trajados com equipamentos de proteção individuais, conectam as mangueiras nos dutos de combustíveis posicionados no subsolo da pista. O combustível, então, passa pelos aparelhos montados pela Rucker sobre o chassi do E-Delivery, que adequam a pressão para o correto abastecimento da aeronave.
“O E-Delivery é um veículo sob medida, com baixo impacto ambiental, emissão zero de poluentes e baixo custo de manutenção. Com produção nacional, a Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu caminhões que se adaptam facilmente às demandas internas, com diversas opções de operações e aplicações”, afirma Thiago Supplizi, gestor comercial da VWCO.
O veículo é equipado com o motor elétrico de 300 kW, equivalente a 408 cv, e 2.150 Nm de torque disponível, e pode ser montado com três packs de bateria, que fornecem até 110 km de autonomia, ou 6 packs de baterias, para um alcance máximo de 250 km. Para a operação no aeroporto, o modelo escolhido foi o de três packs, de acordo com Supplizi.
Aéreas também buscam descarbonização
Para Diogo Yousseff, diretor geral de engenharia e combustíveis da Azul Linhas Aéreas, a parceria com a Raízen é fundamental para a empresa alcançar as metas ESG traçadas para os próximos anos. Como os aviões ainda dependem de combustíveis fósseis para levantar voos — e da perda dessa massa ao longo do trajeto para pousar com mais segurança —, iniciativas como essa contribuem para uma maior conscientização.
“A Raízen é um parceiro muito importante para a Azul. Além de atender cerca de 70% do nosso combustível, é por meio dessa parceria que chegam iniciativas como a que vimos hoje ou que vão chegar iniciativas futuras”, diz Yousseff, citando ainda o programa de eficiência de combustível (PEC), que proporcionou economia de 134 mil toneladas de CO2 na atmosfera em 2022, com ações como modo de pilotagem, planejamento de rotas mais curtas e operações terrestres alternativas, como manutenção da energia da aeronave em funcionamento em solo sem uso de querosene, entre outras.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.