Renault Kwid E-Tech chega ao Brasil. Foto: Divulgação/Renault
A espera chegou ao fim. O primeiro lote do Kwid E-Tech já desembarcou no Brasil. As primeiras 750 unidades do veículo foram esgotadas em dois meses de pré-venda, segundo a montadora. O veículo 100% elétrico é o mais acessível da gama E-Tech, da Renault, que já tem Zoe E-Tech e Kangoo E-Tech.
Com uma motorização elétrica, totalmente desenvolvida de acordo com o gosto do consumidor brasileiro, o Kwid E-Tech 100% elétrico é ágil no trânsito urbano. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.
Entre os destaques do Kwid E-Tech estão a facilidade de recarga, podendo ser carregado em uma tomada doméstica, e o baixo custo por quilômetro rodado, até oito vezes inferior ao carro a combustão de porte similar.
A bateria possui capacidade 26,8 kWh. O tempo de recarga é de 9 horas em tomada residencial de 220 V, ou de 40 minutos em carga rápida CC de 30 kW.
Além disso, o carro tem o melhor índice de eficiência energética, de 0,44 MJ/km, entre todos os elétricos do Brasil, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (tabela publicada em 10 de fevereiro de 2022).
A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro.
O Kwid E-Tech traz seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto.
Nova remessa
O segundo lote do Kwid E-Tech deve chegar ao Brasil no último trimestre do ano. O preço sugerido é R$ 146.990.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.