Canal VE

20 de julho de 2024

Consórcio entre Toyota e Panasonic faz acordo por baterias nos EUA

Imagem mostra extração de lítio em montanha

Mineração de lítio nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

O consórcio Prime Planet Energy & Solutions (PPES), joint venture de baterias formada por Toyota e Panasonic, vai comprar lítio de um projeto de mineração da empresa australiana ioneer. O metal será utilizado para construir baterias de veículos elétricos nos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela Reuters.

Imagem mostra extração de lítio em montanha
Mineração de lítio nos Estados Unidos. Foto: Divulgação

Pelo acordo, anunciado no início de agosto de 2022, a ioneer fornecerá 4 mil toneladas de carbonato de lítio anualmente por cinco anos para a PPES.

Os fornecimentos estão programados para começar em 2025. O objetivo do consórcio é competir com a líder do segmento de baterias CATL (Contemporary Amperex Technology Limited), no mercado americano. 

Com sede no Japão. a PPES planeja construir uma fábrica de baterias na Carolina do Norte. “Todo o propósito deste acordo é que o lítio seja usado nos Estados Unidos”, disse James Calaway, presidente executivo da ioneer, à Reuters.

A quantidade de lítio que a ioneer fornecerá ao PPES é suficiente para fabricar baterias para cerca de 150 mil veículos elétricos por ano. 

A empresa australiana pretende produzir cerca de 21 mil toneladas de lítio em Nevada anualmente a partir de 2025. Ela já tem um acordo de fornecimento com a Ford, assinado em meados de julho, e com a sul-coreana Ecopro, acertado no ano passado.

Ler o Anterior

Primeiro lote do Renault Kwid E-Tech 100% elétrico chega ao Brasil

Ler o Próximo

BMW i3 ganha pintura de despedida; novas baterias entram em ação

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular