A aeronave Alice, da empresa Eviation, fez voo inaugural no estado de Washington (EUA). Foto: Reprodução/Eviation
Foram apenas oito minutos. Mas a experiência de um voo em um avião de passageiros totalmente elétrico foi considerada um sucesso, na última terça-feira, 27 de setembro de 2022.
A aeronave, chamada de Alice, da empresa israelense Eviation Aircraft, decolou do aeroporto Grant County, em Moses Lake, Washington, nos Estados Unidos, e atingiu 3.500 pés de altitude em seu voo inaugural, antes de pousar suavemente no mesmo local. “Isso é história”, disse Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.
O primeiro avião comercial elétrico tem capacidade para levar nove passageiros e dois pilotos, e atinge velocidade máxima de cruzeiro de 250 nós (460 km/h).
Com tecnologia de bateria semelhante à de um carro elétrico, com 30 minutos de carregamento, o Alice, de nove passageiros, poderá voar por uma hora a cerca de 440 milhas náuticas (815 quilômetros).
Normalmente, o primeiro voo de uma aeronave tem duração de uma hora, mas o objetivo do teste com o Alice foi verificar e testar os motores elétricos magniX650 na decolagem e no pouso.
A expectativa é que a empresa possa usar as informações coletadas para aperfeiçoar o desenvolvimento da aeronave para uma segunda etapa de testes, até receber a certificação junto às autoridades. A previsão é que o avião possa ser comercializado a partir de 2027.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.
One Comment
Vamos continuar a evolução para um mundo melhor de se viver .