Canal VE

13 de abril de 2024

Primeiro avião comercial elétrico faz teste bem-sucedido nos EUA

Avião comercial elétrico aparece entre nuvens

A aeronave Alice, da empresa Eviation, fez voo inaugural no estado de Washington (EUA). Foto: Reprodução/Eviation

Foram apenas oito minutos. Mas a experiência de um voo em um avião de passageiros totalmente elétrico foi considerada um sucesso, na última terça-feira, 27 de setembro de 2022. 

A aeronave, chamada de Alice, da empresa israelense Eviation Aircraft, decolou do aeroporto Grant County, em Moses Lake, Washington, nos Estados Unidos, e atingiu 3.500 pés de altitude em seu voo inaugural, antes de pousar suavemente no mesmo local. “Isso é história”, disse Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.

O primeiro avião comercial elétrico tem capacidade para levar nove passageiros e dois pilotos, e atinge velocidade máxima de cruzeiro de 250 nós (460 km/h). 

Com tecnologia de bateria semelhante à de um carro elétrico, com 30 minutos de carregamento, o Alice, de nove passageiros, poderá voar por uma hora a cerca de 440 milhas náuticas (815 quilômetros).

Câmera acoplada embaixo da asa do avião mostra panorama do voo
Avião Alice atingiu 3.500 pés de altitude em voo inaugural. Foto: Reprodução/Eviation

Normalmente, o primeiro voo de uma aeronave tem duração de uma hora, mas o objetivo do teste com o Alice foi verificar e testar os motores elétricos magniX650 na decolagem e no pouso. 

A expectativa é que a empresa possa usar as informações coletadas para aperfeiçoar o desenvolvimento da aeronave para uma segunda etapa de testes, até receber a certificação junto às autoridades. A previsão é que o avião possa ser comercializado a partir de 2027.

Ler o Anterior

Citroën promete “minimalismo sustentável” no Oli, novo E-SUV

Ler o Próximo

Nordeste tem grande potencial para produzir H2V, diz pesquisa

One Comment

  • Vamos continuar a evolução para um mundo melhor de se viver .

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular