Canal VE

13 de abril de 2024

Citroën promete “minimalismo sustentável” no Oli, novo E-SUV

Homem usa computador ao lado do Citroën Oli

Novo carro elétrico da Citroën entrega sustentabilidade e promete preço acessível. Foto: Divulgação/Citroën

O novo carro elétrico da Citroën, batizado de Oli, promete ser um SUV compacto mais leve, prático e barato que os outros da categoria, segundo anunciou a marca em 29 de setembro de 2022. 

Apesar do design robusto, o VE tem apenas 1.000 kg, bem menos que a média dos 2.500 kg dos carros de mesmo tamanho disponíveis no mercado. 

Outro fator que chama atenção no VE é a autonomia de 400km, semelhante ao do Peugeot e-208, outro elétrico da Stellantis. 

Mas enquanto o “primo francês” do Oli consegue essas marcas com uma eficiência de 12 kWh/100 km, o SUV apresenta 10 kWh/100km. Apesar da economia, a aceleração foi comprometida, já que o carro atinge apenas 110 km/h.

Amigo do meio ambiente


O Oli é composto por materiais recicláveis. Em tese, isso significa que sua vida útil pode ser estendida personalizando-o ou reparando-o com peças recicladas, diminuindo o impacto ambiental que a maioria dos carros produz ao ser descartado.

Ao que tudo indica, a marca quer afastar o estereótipo que liga materiais reciclados à fragilidade. 

O capô, o porta-malas, o teto e os painéis do piso da caçamba são planos e feitos de papelão ondulado reciclado,capazes de suportar o peso de um adulto. O projeto foi feito em parceria com a empresa Basf.

A banda de rodagem dos pneus Eagle Go, que pode ser renovada duas vezes, é quase inteiramente composta por materiais sustentáveis ou reciclados, incluindo óleo de girassol e sílica feita a partir de cinzas de casca de arroz.

Essa tecnologia é da Goodyear, e promete entregar uma vida útil de até 500.000 km por meio da reutilização da carcaça sustentável. 

Talvez um conceito que chame a atenção dos novatos em carros sustentáveis seja a ausência de sistema de áudio. A ideia é que o usuário conecte o próprio smartphone na tomada central do painel.

Por se tratar de informações novas, a Citroën não anunciou quando o carro vai ser lançado no Brasil, nem divulgou o preço, mas prometeu que o custo será acessível. Resta saber quanto.

Ler o Anterior

Astro da Seleção, Neymar Jr. aposta em carro elétrico cheio de estilo

Ler o Próximo

Primeiro avião comercial elétrico faz teste bem-sucedido nos EUA

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular