Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Primeira ambulância elétrica do Brasil entrará em operação em SP

Ambulância elétrica é toda branca, com logotipo azul da Porto Saúde

Ambulância elétrica da Porto Saúde em São Paulo. Foto: Divulgação.

Ninguém quer uma carona em um veículo elétrico como esse, mas, se for preciso, ele estará lá para dar o suporte necessário. Clientes do Seguro Saúde da Porto Seguro, em São Paulo, terão à disposição em janeiro de 2023 a primeira ambulância totalmente elétrica do Brasil.

O modelo escolhido para a ambulância, Jac iEV750V, da Jac Motors, possui autonomia de 235 km e 163 cavalos de potência. De acordo com dados da montadora, a bateria tem capacidade de 92,6 kWh e leva cerca de 12h para atingir 100% de recarga ou 8h para alcançar 50%.

A escolha tem uma razão ecológica. Uma van de porte semelhante, a diesel, emite 200 toneladas de CO2 por ano, enquanto a iEV750V tem emissão zero. Além disso, a ambulância elétrica não tem câmbio, radiador, bico injetor, correias e bombas de injeção, entre outros itens típicos de um veículo a combustão, tornando a manutenção mais simples e até seis vezes mais econômica, segundo a montadora.

O valor da aquisição não foi anunciado, mas no site da Jac Motors, o modelo do veículo tem preços a partir de R$ 389.900,00 — sem contar com as modificações necessárias para a operação como uma ambulância.

Investimento em descarbonização

A operação com uma ambulância elétrica, inédita no país, faz parte dos planos da Porto de acompanhar as diretrizes firmadas no acordo assinado pela holding Porto, em junho deste ano, com a Rede Brasil do Pacto Global da ONU

“Assim como a Porto Saúde tem o objetivo de ser um porto seguro para a saúde das pessoas e da sua empresa, temos o compromisso de gerar segurança e práticas sustentáveis para a sociedade. Por isso, estamos focados em sempre investir em novas soluções e tecnologias que contribuam para essa construção, e a nova ambulância chega para reforçar esses princípios e valores”, ressalta Hamilton Cardomingo, diretor de operações da Porto Saúde.

Desde 2017, a Porto vem investindo na compra de veículos elétricos, os quais totalizam hoje 21 carros elétricos na frota da holding. Em 2021, a empresa deixou de emitir 6,2 toneladas de CO2 equivalente, conforme o Inventário de Gases de Efeito Estufa da Porto, que usa como metodologia o GHG Protocol.

Ler o Anterior

Svolt apresenta nova bateria que promete 1.000 km de alcance

Ler o Próximo

Você sabe quais celebridades dirigem carros elétricos? Veja a lista

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular