Vendas de veículos eletrificados no Brasil se mantêm em crescimento. Foto: Envato/Elements.
O primeiro trimestre de 2023 consolidou a tendência de crescimento do mercado brasileiro de veículos eletrificados, que compreende veículos elétricos e híbridos. Nos três primeiros meses do ano, o Brasil registrou o recorde de 14.787 veículos eletrificados leves vendidos, o que representa cerca de 50% a mais do que o mesmo período de 2022 (9.844).
Os números, apresentados pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), reafirmam a maior participação dos eletrificados na frota brasileira.
Apenas no mês de março de 2023, 5.989 unidades foram vendidas no Brasil, um crescimento de 55,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na comparação com fevereiro de 2023 (4.294), o crescimento foi de 39,5%. Em janeiro, 4.503 unidades foram vendidas no país.
Com os novos números, o total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil, desde o início da série histórica, chegou a 141.291 unidades em março deste ano.
Híbridos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV)
De acordo com a ABVE, os bons números do mercado de eletromobilidade no Brasil continuam sendo puxados pelos veículos elétricos híbridos convencionais (HEV), especialmente os modelos flex movidos a etanol.
Em março de 2023, foram 3.230 unidades emplacadas de veículos leves HEV no Brasil, sendo 2.272 híbridos flex (a etanol) e 958 híbridos a gasolina. O híbrido mais vendido no país continua sendo o Toyota Corolla Cross, com 1.184 unidades vendidas em março.
Entre os híbridos plug-in (PHEV), que podem ser recarregados por fonte externa de energia, a liderança é do Volvo XC60, que teve 504 unidades (do total de 2.172 veículos do tipo) vendidas em março.
Elétricos (BEV)
Em março, o Brasil registrou 587 emplacamentos de modelos totalmente elétricos (BEV), número inferior às 638 unidades emplacadas em fevereiro, e às 755 unidades emplacadas em janeiro. No entanto, essas 1.980 unidades comercializadas no primeiro trimestre de 2023 representam 53% a mais que o mesmo período do ano passado (1.288 unidades). O carro 100% elétrico mais vendido no Brasil em março foi o Volvo XC40 (117 unidades), repetindo o bom desempenho do ano passado.
Para a ABVE, os números sinalizam uma maior confiança dos consumidores no aumento da infraestrutura de recarga. Se no final do ano passado havia cerca de 3 mil eletropostos públicos e semipúblicos espalhados pelo país, de acordo com estimativa da associação, a previsão dos empresários do setor é que até 2025 haverá pelo menos 10 mil unidades de recarga no país — sem contar os equipamentos individuais.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.