Canal VE

28 de novembro de 2023

Seminovo é opção para quem deseja ter um carro eletrificado

Mão de homem segura carregador conectado a carro elétrico branco

Veículos seminovos são alternativa para quem deseja entrar no mundo dos eletrificados. Foto: Envato/Elements.

O crescimento de carros eletrificados no Brasil já é uma realidade. O que o mercado busca agora são soluções para torná-lo mais atrativo, como postos de carregamento, isenção e descontos em impostos, entre outras alternativas. 

O preço dos carros novos híbridos ou 100% elétricos já são semelhantes. Ambos partem de R$ 150 mil, mas, com a alternativa dos seminovos, esse preço pode ser menor, iniciando em R$ 80 mil, por exemplo. 

Além de ajudar o meio ambiente, o sonho do carro híbrido pode trazer ainda mais surpresas para o consumidor. Por exemplo, se o motorista mora ou trafega na cidade de São Paulo, há facilidades com o rodízio. 

“Pouca gente sabe, mas o rodízio foi criado não para melhorar o fluxo do trânsito, mas para diminuir a emissão de poluentes. Por este motivo, carros híbridos e elétricos estão fora da regra”, explica Leonardo Furtado, superintendente de um shopping de veículos de Guarulhos (SP).

Para moradores das grandes cidades, o carro híbrido apresenta mais algumas vantagens. “Como a bateria do carro ainda é um pouco cara — esperamos que no futuro, alguma tecnologia consiga baratear isso — a do carro híbrido, por ser menor, também é mais barata. Além disso, com ele, você tem a possibilidade de usar o motor elétrico no trânsito pesado, no dia a dia mesmo, que é quando o carro mais consome, e na estrada, com uma velocidade constante, você utiliza o motor a combustão”, continua Furtado.

Iniciar em um seminovo pode ser um facilitador devido à adaptação de um veículo com diferenças na autonomia, na manutenção e na forma de abastecimento (para carros PHEV). É importante se atentar a tudo isso antes de entrar de cabeça no mundo dos carros eletrificados.

 

Isenção de IPVA

Outra vantagem está em iniciativas de prefeituras, como por exemplo o que faz a de São Paulo. Visando incentivar o uso de veículos mais sustentáveis, a prefeitura da cidade propõe a restituição de parte do IPVA dos carros híbridos e elétricos para o próprio IPVA ou para odo IPTU do próximo ano. Funciona da seguinte forma: a prefeitura renuncia sua parte do imposto e o contribuinte paga somente a parcela estadual, o que representa um desconto de 50% do valor total.

Já em estados como Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Piauí, os elétricos ou híbridos são 100% isentos do IPVA. Em outros estados, a cobrança pode ser integral ou parcial, cada um tem autonomia para definir suas regras de cobrança.

Caso possua interesse em entrar para o mundo dos veículos eletrificados a partir de um seminovo, algumas dicas são essenciais: fique atento à procedência e às condições básicas da bateria, parte fundamental do carro. Raramente ela precisa de substituição. Dependendo da maneira com que o carro é utilizado e de seu fabricante, a média de duração é de 10 anos

“Quando você vai comprar um seminovo, verificar o histórico de manutenção é algo muito importante. Nos carros híbridos, isso se torna ainda mais sério e pode te livrar de muita dor de cabeça”, finaliza Furtado.

Ler o Anterior

Mercado de veículos eletrificados têm primeiro trimestre histórico

Ler o Próximo

Correios instala carport para frota de carros elétricos da estatal

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular