Preço das baterias para veículos elétricos tiveram redução de custos. Foto: Divulgação/BYD.
A indústria global de baterias viveu, em 2023, um ano de crescimento transformador, com forte impacto no mercado de veículos elétricos em todo o mundo. É o que mostra o relatório anual da Volta Charging, empresa americana de recarga de veículos elétricos.
O crescimento foi caracterizado por um aumento nas vendas de automóveis e comerciais leves eletrificados, ao mesmo tempo em que foi registrado uma redução significativa nos preços dos conjuntos de baterias, juntamente com avanços consideráveis na tecnologia empregada e nos processos de fabricação.
O relatório observa uma forte redução de 80% no custo do lítio desde o pico no final de 2022, o que contribuiu para a redução dos preços das células de baterias em 16% no último ano, atingindo a marca de US$ 107 (R$ 529) por kWh. Essa redução é considerada um fator crítico para tornar os veículos elétricos mais baratos e, ao mesmo tempo, mais acessíveis para uma parcela maior de consumidores.
O documento também faz uma projeção sobre a expansão global da capacidade de produção de baterias, para 7 TWh em todo o mundo antes de 2030, com a China sendo a responsável por 68,5% dessa expansão.
Expectativa para o futuro
Se os custos das baterias diminuem enquanto a produção aumenta, existe no mercado a expectativa de que os preços possam atingir novos patamares com a intensificação da guerra das fabricantes, em especial as gigantes chinesas CATL e BYD.
As novas soluções desenvolvidas pelas fabricantes para o mercado de baterias para veículos elétricos em todo o mundo podem baixar ainda mais os custos, para US$ 56 por kWh em até seis meses, segundo as previsões estatísticas divulgadas pela agência chinesa de notícias CnEVPost.
Evolução em andamento
O relatório da Volta Charging mostra que 2023 foi um ano não apenas de crescimento, mas também de realinhamento estratégico e inovação na indústria global de baterias.
Com vendas crescentes de veículos elétricos, custos decrescentes e foco em práticas de produção e fornecimento sustentáveis e eficientes, o documento prova que a indústria está preparada para expansão e evolução contínuas nos próximos anos.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.