Haval H6 GT é a versão topo de linha da GWM. Foto: Rubens Morelli/Canal VE.
O Haval H6 GT é uma máquina. Não tem como ser mais direto do que isso. O híbrido plug-in (PHEV), versão topo de linha da GWM no Brasil, pode ser colocado facilmente na lista dos melhores carros com essa tecnologia no mercado brasileiro. Não à toa, desde seu lançamento, em 2023, aparece na lista dos carros eletrificados mais vendidos do Brasil.
O híbrido plug-in da GWM impressiona pelo tamanho e pelo formato. A carroceria no estilo coupé, que dá o ar da esportividade a esse SUV de pouco mais de duas toneladas (2.050 kg em ordem de marcha), foi desenvolvida com exclusividade para os consumidores brasileiros, especialmente pelo acerto da direção e da suspensão, sem falar ainda da tecnologia embarcada e no conforto dos ocupantes.
Com dimensões de um automóvel extra-grande, com seus 4,727 metros de comprimento, 1,940 m de largura, 1,729 m de altura, e entre-eixos de 2,738 m, o Haval H6 GT é equipado com três motores, sendo dois elétricos, um em cada eixo, alimentados por uma bateria de 34 kWh de capacidade, e um motor turbo 1.5 a gasolina. Somados, garantem 393 cv de potência, com 77,7 kgfm de torque, para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Já a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h.
Quanto à autonomia, o carrão garante 116 quilômetros de alcance no modo elétrico (conforme o ciclo PBEV, do Inmetro), podendo alcançar até 1.000 km no modo combinado. O tanque de combustível tem capacidade para 55 litros.
Aceleração incrível
O Canal VE pôde testar o Haval GT no Autódromo de Interlagos, em condições favoráveis para tirar o máximo de desempenho do modelo. Com o auxílio (e a supervisão) de instrutores, consegui registrar o 0 a 100 km/h em 5,1 s, e a velocidade máxima de 160 km/h — ouso a dizer que as chicanes montadas na reta dos boxes e na reta oposta, justamente para diminuir a velocidade antes das curvas, atrapalharam o meu resultado, mas tudo bem.
No teste, foi possível perceber a resposta imediata do carro aos comandos do motorista. As duas toneladas do carro estão bem distribuídas, sem afetar o balanço nem o desempenho nas curvas travadas do circuito. Nas retas, sobra agressividade.
Apesar da esportividade adotada no visual, incluindo spoilers traseiros e pneus aro 19, que reforçam a proposta, cabe sempre lembrar que o Haval GT é um SUV extra-grande e não deve ser encarado como um modelo esportivo de fato. Mas que o carro corresponde às expectativas, não há como negar.
Segurança e conectividade
No quesito conforto, o Haval H6 GT está muito bem equipado com os bancos revestidos em couro ecológico e suede com logo GT bordado. Os bancos da frente ainda têm ajuste elétrico e ventilação e ajuste de lombar para o motorista. Já os passageiros que vão atrás contam com apoio de braço com porta-copos e sistema de fixação de cadeirinha infantil Isofix.
São seis airbags no total, sendo dois frontais, dois frontais laterais e duas cortinas que cobrem os bancos dianteiros e traseiros.
O motorista ainda tem à disposição sistemas de assistência de direção, como o controle de condução adaptativo (ACC, na sigla em inglês), que interpreta a sinalização e o movimento em torno do veículo para garantir a segurança, incluindo a correção automática da direção no caso de avançar as faixas de rolamento, entre outras facilidades, além do Brake assist, que regula a pressão no pedal do freio, e da distribuição eletrônica de frenagem. Há ainda a câmera de reconhecimento facial, contra a fadiga do motorista.
Ao todo, 12 sensores de estacionamento, cinco câmeras e dois radares constituem a parte semiautônoma do veículo.
Já as telas LCD de 10 polegadas do painel de instrumentos e de 12 polegadas para o sistema multimídia, com espelhamento sem fios para o smartphone, oferecem boas informações em alta resolução, com layout agradável e de fácil manuseio. Há ainda opções de conectividade com wi-fi 4G, atualização de software OTA (Over the air), portas USB para os bancos dianteiros e traseiros e nove auto-falantes, com 240 W de potência no total.
As luzes internas do veículos em LED são sensíveis ao toque. Há ainda a opção da luz ambiente azul, para maior conforto dos ocupantes, em especial nas viagens noturnas.
Preço e cores disponíveis
O Haval GT está disponível para compra pelo Mercado Livre ou nas concessionárias pelo preço final de R$ 319 mil. São seis versões de cores, sem acréscimo no preço: azul cianita, vermelho granada, preto hematita, cinza diamante, cinza amazonita e branco ágata.
Independentemente da cor, o SUV híbrido plug-in marca presença por onde passa, e deve se manter entre os mais vendidos do Brasil por um bom tempo.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.