Blazer EV participa de testes em campo de provas da GM no Brasil. Foto? Divulgação/GM.
A General Motors está utilizando a estrutura montada em Indaiatuba (SP) e São Caetano do Sul (SP) para desenvolver a linha de carros elétricos da montadora, deixando o Brasil em situação de relevância mundial para a marca.
A GM avalia que tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses VEs ao mercado. Por isso, a montadora iniciou testes com a nova Blazer EV no país. Há ainda projetos para contribuir no desenvolvimento final da Equinox EV e do Bolt EUV no Brasil.
Com um plano de vender apenas veículos elétricos a partir de 2035, a montadora americana já tinha anunciado um investimento de US$ 35 bilhões (cerca de R$ 176,5 bilhões) até 2025, para o desenvolvimento de sua linha global desses modelos.
Faz parte desses investimentos um aporte de R$ 10 bilhões, anunciados em 2019 e com previsão de conclusão até meados da década, para o Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba, e para o Centro Tecnológico (CT), em São Caetano do Sul.
Estrutura e desenvolvimento
As bases do Brasil já estão sendo utilizadas para o desenvolvimento dos veículos elétricos. Tanto o Campo de Provas quanto o Centro Tecnológico estão trabalhando em conjunto com a matriz dos Estados Unidos para desenvolver os futuros veículos elétricos globais da marca.
A GM vê com bons olhos a estrutura construída no Brasil para esse desenvolvimento, já que o campo de provas possui 7 laboratórios e 17 pistas de testes. O centro tecnológico também já oferece suporte à área de pesquisa e desenvolvimento, em conjunto com a matriz dos EUA.
A ideia da marca é desenvolver os carros elétricos em âmbito global, sempre olhando para as adaptações a serem feitas em cada mercado.
Atualmente, a GM só possui um carro elétrico à venda no mercado brasileiro: o Bolt EV, lançado em 2019. A empresa já tem um plano para lançar mais dois carros elétricos no Brasil: a Blazer EV e o Equinox EV. A Blazer EV pode aparecer por aqui ainda em 2023. Os testes no Brasil são provas de que o desenvolvimento realizado na estrutura do país já traz frutos para a marca.
Graduando em Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui experiência na criação de conteúdo para sites, blogs e redes sociais. Acompanha o mercado de veículos elétricos para o Canal VE.