Canal VE

18 de maio de 2024

Toyota vai produzir novo carro compacto híbrido flex no Brasil

Funcionários trabalham em linha de montagem de fábrica da Toyota

Novo carro híbrido flex compacto da Toyota deve gerar 700 postos de trabalho. Foto: Divulgação/Toyota.

A Toyota vai iniciar a produção de novo veículo compacto híbrido flex para o mercado brasileiro na fábrica de Sorocaba (SP). Para isso, contará com um investimento de R$ 1,63 bilhão, que faz parte do programa ProVeículo Verde, do governo do Estado de São Paulo.

Além desse investimento, a montadora também terá um aporte de R$ 61,8 milhões para a atualização de outro modelo híbrido flex, já existente no mercado.

O anúncio foi realizado em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP), em 19 de abril de 2023, com a presença do governador de São Paulo Tarcísio Freitas, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), Samuel Kinoshita, e o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang.

Homens vestidos de terno e gravata participam de evento
O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, e o presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang. Foto: Divulgação/Governo SP.

Foco no meio ambiente

Esse é o maior valor de investimento programado no âmbito do ProVeículo Verde desde seu lançamento, em março de 2022. O programa do governo estadual tem foco no meio ambiente, na inovação e na sustentabilidade.

A expectativa é criar cerca de 700 empregos com o novo modelo com motorização híbrido flex, composta por dois motores, um elétrico e outro à combustão, sem a necessidade de recarga externa.

O motor híbrido flex será montado na planta de motores em Porto Feliz (SP), com previsão de chegada ao mercado brasileiro em 2024.

Kinoshita afirma que a liberação do recurso incentiva a produção de veículos menos poluentes no estado e no Brasil. “Além de reduzir as emissões, a medida gera mais empregos, por meio de novas tecnologias, e renda à população paulista”, diz. “Também mostra o apoio do Estado de São Paulo no desenvolvimento de projetos sustentáveis, e sua significativa contribuição para as exportações de produtos industrializados”, completa o secretário. 

O novo compacto híbrido flex da Toyota deverá ser vendido para 22 países da América Latina. A montadora, no entanto, não revelou qual é o modelo que será produzido na fábrica de Sorocaba.

Mãos de funcionário seguram marca da Toyota em fábrica
Toyota poderá utilizar créditos acumulados de ICMS. Foto: Divulgação/Toyota.

Benefícios do programa

Com a adesão ao ProVeículo Verde, a Toyota poderá utilizar créditos acumulados de ICMS de acordo com calendário pré-estabelecido, como contrapartida aos investimentos realizados pela montadora. 

O aporte será destinado à produção de um novo modelo compacto híbrido flex que se juntará ao Corolla Cross e ao Corolla sedã na estratégia da companhia de ampliar as opções de veículos eletrificados que contribuam com a descarbonização do Brasil.

“A Toyota acredita no mercado brasileiro e continua investindo em tecnologia e inovação para atender às necessidades dos consumidores. É uma solução sustentável, que gera empregos e desenvolvimento econômico. Somos pioneiros na tecnologia híbrido flex e na busca contínua de tornar a mobilidade mais limpa e eficiente”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Ler o Anterior

Brasileiro Felipe Drugovich vai testar carro da Fórmula E

Ler o Próximo

GM faz testes com a Blazer EV em campo de provas no Brasil

One Comment

  • Vai ser plug-in, híbrido sem este recurso não economiza nada.

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular