Empresas chinesas concorrentes vão se unir por desenvolvimento de novas tecnologias de baterias. Foto: Divulgação/CATL.
Fabricantes chinesas de baterias e de automóveis estão se unindo, com o apoio do governo local, para desenvolver, produzir e comercializar baterias de estado sólido para o mercado global de veículos elétricos, o que pode significar uma nova transformação no setor (leia mais abaixo).
O objetivo é construir uma cadeia completa para o fornecimento de baterias de estado sólido até 2030. Para isso, o governo chinês, por meio dos ministérios da Indústria e Tecnologia da Informação, e de Ciência e Tecnologia, está liderando um consórcio que envolve ainda institutos de pesquisa chineses e a indústria, incluindo companhias concorrentes, como CATL, BYD, CALB, EVE Energy, Svolt e NIO, entre outras.
O consórcio China All-Solid-State Battery Collaborative Innovation Platform (Casip) — ou Plataforma de Inovação Colaborativa para Baterias de Estado Sólido da China, numa tradução livre — pretende desenvolver e fabricar baterias de estado sólido que possam competir globalmente, tendo as empresas chinesas como centro.
O consórcio trabalhará em investigação básica, tecnologias-chave e no desenvolvimento e fabricação conjunta de veículos elétricos equipados com baterias de estado sólido, além de estabelecer uma cadeia de abastecimento para os mesmos.
O que são baterias de estado sólido?
As baterias de estado sólido são apontadas como o futuro da eletromobilidade por apresentarem maior densidade energética, aumentando a capacidade das baterias dos veículos elétricos. No entanto, ainda é preciso maior desenvolvimento para que elas possam equipar esses veículos em escala global.
As baterias de íons de lítio, comumente usadas atualmente, são compostas de cátodos, ânodos, separador e eletrólitos. Por segurança, o separador mantém cátodos e ânodos separados com uma solução eletrolítica líquida. Essa solução, porém, é inflamável e pode sofrer alterações dependendo da temperatura ou fatores externos, com risco de explosão e incêndios.
Já as baterias de estado sólido utilizam eletrólito sólido que também desempenha a função de separador. Assim, a bateria de estado sólido apresenta maior estabilidade, aumentando a segurança, uma vez que mantém a forma sólida mesmo que haja algum tipo de dano.
Em teoria, as baterias de estado sólido podem diminuir de tamanho em relação às de íons de lítio. O conjunto seria menor e mais leve para a mesma capacidade, o que permitiria aumentar a autonomia, o desempenho e o comportamento do veículo, sem falar nos custos. Além disso, as recargas podem ser mais rápidas e com menos desgaste dos componentes com o passar do tempo.
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como repórter, redator e editor em veículos de comunicação de grande circulação, como Grupo Folha, Grupo RAC e emissoras de TV e rádio. Acompanha o setor de veículos elétricos e outras energias renováveis para o desenvolvimento sustentável.