Canal VE

25 de fevereiro de 2024

Vendas globais de VEs superam 13,6 mi de unidades em 2023

Tesla Model Y branco é visto circulando sobre ponte em cenário urbano

Tesla Model Y foi o carro mais vendido no mundo em 2023. Foto: Divulgação/Tesla.

O mercado de veículos elétricos e híbridos plug-in registrou 13.689.291 de unidades emplacadas em todo o mundo em 2023, um aumento de 35% em relação a 2022, quando pouco mais de 10 milhões de unidades foram vendidas globalmente. A participação dos elétricos plug-in (BEV + PHEV) no mercado geral de veículos é de 16%.

Os números são da EV-Volumes.com, plataforma de dados com base na Suécia que analisa o mercado global de veículos elétricos. 

De acordo com a plataforma, as vendas de automóveis e comerciais leves elétricos plug-in mantiveram um ritmo saudável de expansão em relação ao ano anterior, mesmo que a participação no mercado tenha registrado apenas uma ligeira melhora na comparação com 2022. Isso é explicado pela recuperação do setor automotivo como um todo, que também registrou crescimento nas vendas.

Entre as tecnologias de eletrificação, os veículos totalmente elétricos (BEV) tiveram cerca de 9,434 milhões de unidades vendidas em 2023, aumento de 30% em relação ao ano anterior, e 11% de participação no mercado. Já os híbridos plug-in (PHEV) tiveram cerca de 4,196 milhões de unidades vendidas, um aumento de 47% em relação a 2022, e 5% de participação no mercado geral de veículos.

Tesla Model Y branco recebe recarga em estacionamento
Tesla Model Y teve mais de 1,2 milhão de unidades vendidas no mundo em 2023. Foto: Divulgação/Tesla.

Modelos e marcas mais vendidos

O Tesla Model Y, 100% elétrico, foi o carro mais vendido no mundo em 2023 entre todas as tecnologias de motorização. De acordo com o EV-Volumes.com, o Model Y teve mais de 1,2 milhão de novos registros no ano passado, superando o Toyota RAV4 em todas as suas versões.

Já o BYD Song Plus, na soma das versões híbridas e totalmente elétricas, chegou a 636,5 mil unidades vendidas em todo o mundo, sendo o segundo modelo mais popular no mundo em 2023. O Tesla Model 3, com 529,2 mil unidades vendidas, fecha o top 3 no mundo.

Entre as marcas que comercializam os veículos elétricos plug-in, a liderança de vendas ficou com a BYD, com cerca de 2,9 milhões de registros em 2023, seguido pela Tesla, com 1,8 milhão de unidades vendidas. No entanto, quando se compara apenas os veículos 100% elétricos, a Tesla é a número 1 em vendas.

Terceira no ranking em veículos elétricos e híbridos plug-in, a BMW aparece bem atrás no número de vendas, com cerca de 500 mil unidades vendidas em 2023.

Ler o Anterior

Novo Taycan Turbo S é o modelo mais rápido já feito pela Porsche

Ler o Próximo

Gigantes chinesas se unem para produzir baterias de estado sólido

Deixar uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Popular